fbpx

6 FATOS SOBRE A HIGIENE DAS MÃOS

  • 6 de de 2017
  • Blog
  • por MPires

Segundos dados da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), 1/4 dos pacientes internados em países em desenvolvimento contraem infecções relacionadas à assistência à saúde. No Brasil, a ANVISA também alerta sobre o fato de a maioria das DTAs (doenças transmitidas por alimentos) resultarem da má higienização daqueles que manipulam os ingredientes no momento do seu preparo.

 

Mas o que segmentos distintos têm em comum e por que seus dados são tão preocupantes? Eles mostram como no Brasil, e no mundo, as pessoas ainda não sabem ou nem se importam com questões básicas de higiene pessoal. E, muitas vezes, por mera desinformação. Acha isso pouco provável? Será que você sabe o grau de importância de mãos bem lavadas? Confira abaixo 6 fatos que separamos sobre o assunto e faça sua autoavaliação.

 

6 FATOS SOBRE HIGIENE DAS MÃOS

 

1 – 80% das doenças transmissíveis são contraídas pelo toque

Mas calma, não é necessário pânico. Ao se falar em toque, nos referimos principalmente sobre a manipulação de alimentos e o toque na própria boca, nariz e olhos. O contato de pessoa para pessoa dentro de transportes públicos, por exemplo, não é necessariamente uma via de transmissão. Mas tocar as próprias mucosas, se você está doente, e depois não higienizar as suas mãos antes de tocar o ambiente, isso sim faz de você um transmissor.

 

2 – A higiene correta das mãos diminui casos de diarreia em até 40%

Essa informação é de extrema importância para as empresas que fazem qualquer tipo de manipulação de alimentos. É bom lembrar que a diarreia é a segunda maior causa de mortalidade infantil no mundo.

 

3 – A cada 15 segundos lavando as mãos, mais bactérias são eliminadas

Para ser mais exato, a cada 15 segundos lavando as mãos, 10 vezes mais bactérias são eliminadas. Porém, o tempo médio que a maioria das pessoas passa lavando as mãos é de somente 10 segundos. Com um pouquinho mais de cuidado, a tranquilidade de todos seria maior.

 

4 – Antes de preparar alimentos e após utilizar o banheiro são dois momentos-chave.

Essas são as situações mais críticas para se higienizar as mãos. Porém, apenas 20% das pessoas se preocupam em lavá-las antes do preparo da comida. E após usar o banheiro, somente metade dos homens e 75% das mulheres se lembram de fazer essa higiene. Preocupante, não?

 

5 – A maioria das bactérias estão em nossas digitais e debaixo das unhas

E o número delas dobra após usarmos o banheiro. O problema é que a maior parte das pessoas lava as palmas das mãos e se esquece de todo o resto.  Você mesmo: lembrou de limpar as pontas dos dedos e as unhas da última vez que lavou suas mãos?

 

6 – A higienização correta das mãos reduz o número de faltas

Tanto em escolas quanto em empresas, as porcentagens de faltas por doenças estomacais ou respiratórias diminuem consideravelmente quando a higiene das mãos é reforçada. Imagine o quanto isso significa para a produtividade de uma equipe e para o aprendizado de uma turma, quando todos são conscientes de que precisam se higienizar.

 

PREVINA-SE

Conhecer fatos e números é um grande passo para conscientização e prevenção. Porém, só estar consciente não basta. É preciso ter atitudes! Seja em escritórios, fábricas, escolas ou instituições de saúde, cada um carrega a responsabilidade de cuidar de si mesmo e dos outros.  Você, por exemplo, tem certeza que sabe lavar e higienizar as mãos?

 

Para não se esquecer, baixe no site da ANVISA a cartilha realizada em uma grande parceria entre a OMS, a OPAS e organizações responsáveis pela educação, controle e monitoramento da saúde no mundo. Fique atento e compartilhe.

Link para direcionamento para o site da ANVISA - Cartilha Higiene Correta das Mãos


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor