A importância da boa limpeza em ambientes veterinários

  • 10 de Julho de 2019
  • Blog
  • por MPires

Os pet shops, clínicas e hospitais veterinários são propícios à presença e proliferação de agentes patogênicos. Apenas a boa limpeza é capaz de eliminar adequadamente todos esses microrganismos, como fungos, vírus, bactérias e esporos bacterianos. Assim, garante-se um ambiente seguro tanto para os animais quanto para os humanos. 

 

Os benefícios da higienização adequada vão além da segurança. Um dos principais fatores a garantir o sucesso dos estabelecimentos é a imagem que eles passam para os clientes, que está intimamente relacionada à limpeza. 

 

Imagine: você está à procura de um local para tratar o seu pet. Você pode buscar indicações com conhecidos ou referências e relatos na internet, mas o fator decisivo sempre será a impressão que você vai ter do local. E um ambiente bem cuidado, organizado e devidamente higienizado vai aumentar muito mais a possibilidade de adesão ao serviço. 

 

Nossos pets são como filhos e é imprescindível que sintamos total confiança nos locais destinados a cuidar da sua saúde. Afinal, literalmente os entregamos nas mãos e aos cuidados de terceiros, dos quais criaremos nossas primeiras impressões pela aparência e popularidade da instituição. 

 

Como você quer que o seu negócio seja visto e lembrado? Apostar e investir no que for preciso para alcançar a excelência da higiene é primordial, bem como conhecer os benefícios que ela pode trazer e a sua importância. 

 

REDUZINDO AS CONTAMINAÇÕES 

 

Por lidar com a saúde dos animaizinhos, é essencial que os ambientes veterinários arquem de forma responsável com essa função, levando também em consideração a presença humana. Assim, é preciso eliminar de forma eficaz e responsável os agentes nocivos presentes no local. 

 

Os processos que asseguram essa limpeza ideal nas áreas de tratamento de animais são a desinfecção e a esterilização. A diferença entre eles está na gama de microrganismos que eliminam: a esterilização, além de ser eficaz contra bactérias, vírus e fungos, também atinge os esporos. Outra divergência é a área de abrangência de cada um, já que a esterilização não é capaz de ser feita em ambientes amplos, como nos pisos, paredes e tetos, sendo destinada a objetos, como alicates e tesouras. Assim, nos locais inalcançáveis pela esterilização, realiza-se a desinfecção. 

 

Tendo isso em vista, é imprescindível que é o gestor saiba em quais locais e objetos realizar cada um dos procedimentos, bem como a frequência e a procedência dos produtos e equipamentos utilizados. Apenas assim será possível eliminar adequadamente os agentes patogênicos e reduzir a ocorrência de infecções e contaminações, que  podem ocorrer de animal para animal, do animal para o veterinário ou do veterinário para o animal, bem como pelo contato em superfícies. 

 

BOM PARA O SEU BOLSO

A limpeza adequada dos ambientes veterinários, partindo do princípio de que está relacionada à qualidade dos produtos utilizados, do treinamento de pessoal e da elaboração de rotinas, também traz benefícios para as receitas do seu negócio

 

Com uma boa higiene, você reduz a ocorrência de infecções nos animais e nos funcionários, de contaminações provenientes de produtos de limpeza inadequados e melhora a impressão que os clientes terão. Você garante um maior cuidado com as vidas e também evita dores de cabeça e gastos desnecessários, como o enfrentamento de processos, denúncias e até o possível fechamento da sua instituição. Assim, um grande passo será dado para o sucesso da sua clínica, pet shop ou hospital, garantindo o melhor serviço e ambiente de trabalho. 

 

A ideia de que produtos melhores vão resultar em mais gastos é completamente equivocada. Eles são aprovados pelos órgãos regulamentadores, apresentam melhor rendimento e precisam de menos água, o que também é mais uma fonte de economia. Em suma, possuem melhor custo benefício. 

 

 

CONTE COM A MPIRES 

 

É sempre importante lidar com a limpeza da forma mais profissional possível. Afinal, ela é um dos principais pilares do seu estabelecimento e deve ser encarada com muita seriedade, ainda mais em um ambiente em que se tem a saúde como polo básico. 

 

A MPires é especialista em limpeza profissional e atendemos exclusivamente Minas Gerais. Caso tenha alguma dúvida sobre os processos de limpeza nas clínicas, pet shops e hospitais veterinários, é só falar com um de nossos consultores

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar as novidades nas nossas redes. 

 

Facebook / Linkedin


Excelência no mercado mineiro há mais de 60 anos.

Solicite a visita de um consultor