fbpx

Cloro e água sanitária realmente limpam e têm poder desinfetante?

  • 4 de Outubro de 2018
  • Blog
  • por MPires

Quando o assunto é qual produto de limpeza adotar na higienização dos ambientes, dúvidas podem surgir. Uma das mais frequentes é em relação à eficácia da água sanitária, do cloro e às suas diferenças em relação a outros produtos, como o desinfetante.

 

Muitas pessoas não esclarecem essas dúvidas e acabam cometendo erros na limpeza que podem resultar em adversidades. Nas empresas isso pode ter efeitos estratosféricos, prejudicando a saúde dos colaboradores, dos clientes e a qualidade dos produtos ou serviços prestados.  

 

É imprescindível entendermos melhor os produtos de limpeza que utilizamos. Apenas assim conseguimos garantir uma eliminação eficaz de bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos das superfícies

 

Afinal, um ambiente com aparência e cheiro de limpo não quer dizer que ele esteja devidamente higienizado! O maior perigo está nas sujidades microscópicas. Afinal, elas podem causar doenças e infecções, e apenas serão eliminadas com produtos, processos e frequências de limpeza adequados.  

 

A eliminação desses agentes infecciosos é chamada de desinfecção. E os benefícios de uma limpeza de qualidade vão além do extermínio desses patógenos. Utilizando produtos adequados também é possível reduzir o consumo de água e gasto com materiais. 

 

Continue a leitura e descubra se a água sanitária e o cloro realmente limpam e quais são as suas principais diferenças. 

Qual mais efetivo para limpeza de superfícies: água sanitária, cloro ou desinfetante

Embora tenham algumas semelhanças, esses produtos são de naturezas distintas. Em muitas situações você não deve substituir um pelo outro, visto que cada um responde a demandas específicas.

O cloro

Ele é muito utilizado no tratamento da água para impedir a reprodução de bactérias e protozoários. Sua presença na água faz com que compostos orgânicos e inorgânicos fiquem inativos, ajudando na limpeza e desinfecção. 

 

Entretanto, muito cuidado na adição de cloro na água para beber: em excesso, ele pode intoxicar ou envenenar uma pessoa!

A água sanitária 

Por sua vez, a água sanitária é bastante utilizada no branqueamento de roupas e equipamentos, na desinfecção e na limpeza. Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. 

 

Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes. Novamente, atenção para a concentração e o tempo de exposição dos vegetais, pois ela também pode envenenar em altas proporções. A dosagem recomendada é de 20mL (2 colheres de sopa) por litro de água.

O desinfetante 

Por fim, esse é um produto de limpeza que combate vírus, fungos e bactérias que se acumulam em superfícies. Ao contrário da água sanitária, os desinfetantes podem conter tensoativos para “colar” o produto na sujeira, removendo-a com mais facilidade!  

 

Nem todo desinfetante possui cloro na composição, mas diferentemente da água sanitária, desinfetantes clorados podem ter mais de 2,5% de cloro. Nesses casos, são produtos voltados para a limpeza profissional e industrial, de alta eficácia e eficiência.

 

Portanto, os desinfetantes profissionais são as opções mais completas, visto que atendem mais demandas e são mais eficazes! 

Qual é o melhor para a minha empresa? 

Agora que você sabe a diferença entre eles, você estar se perguntando qual é o melhor para a sua empresa. Como foi dito anteriormente, cada um tem sua especialidade, embora apenas a água sanitária e o desinfetante sejam utilizados na desinfecção de superfícies

 

Na comparação entre água sanitária e desinfetantes domésticos, vendidos em supermercados, a água sanitária é a opção mais segura. 

 

Os desinfetantes domésticos são pouquíssimo confiáveis e alguns até ajudam na proliferação de bactérias!  Eles podem gerar aquela falsa impressão de limpeza, o que representa um grande perigo para o seu estabelecimento, clientes e funcionários.  

 

Mas, sem dúvidas, os desinfetantes profissionais são a opção mais vantajosa e mais segura para o seu negócio. Por serem mais eficientes e conterem mais princípio ativo (são mais concentrados), eles acabam sendo mais eficazes mesmo em diluições maiores. 

 

Dessa forma, o seu uso garante uma excelente relação custo-benefício. Eles também prolongam o efeito bactericida e permitem um maior intervalo entre as limpezas, reduzindo o tempo necessário para a faxina e o consumo de água!  

Considere as particularidades da sua empresa!  

O mais importante na hora de optar pelos produtos e processos de limpeza que for utilizar na sua empresa, é encará-la como única e portadora de necessidades específicas. 

 

Isto é: cada estabelecimento possui suas próprias especificidades. Podem ser em relação ao tamanho, ao horário de funcionamento, à quantidade de funcionários, ao segmento de mercado que se enquadra, entre outras. 

 

Todas essas características vão impactar no que a sua sua empresa vai precisar em termos de higiene. Pense em um restaurante e em uma fábrica de medicamentos como exemplo. Cada um deles terá suas necessidades específicas. Afinal, são de segmentos completamente diferentes e, mesmo se fossem do mesmo segmento, as diferenças também estariam presentes, devido às particularidades de cada estabelecimento

 

A limpeza profissional considera todas essas necessidades individuais, tendo diversos desinfetantes de qualidade e que podem atender às especificidades de cada âmbito do mercado e estabelecimento. 

Conte com a MPires! 

A Mpires é especializada em limpeza profissional. Atuamos há 70 anos em Minas Gerais e podemos te ajudar a selecionar os melhores produtos de limpeza para as necessidades da sua empresa. 

 

Basta falar com um dos nossos consultores! E sinta-se à vontade para contatá-los em caso de qualquer dúvida. 

 

Gostou do conteúdo? Fique por dentro das nossas novidades nas redes sociais!  

Facebook / Linkedin  


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor