fbpx

Como a limpeza correta de lojas pode influenciar nas vendas em shoppings

  • 10 de Dezembro de 2018
  • Blog
  • por MPires

Devido à recessão econômica, a atividade dos shopping centers caiu significativamente nos últimos dois anos. Entretanto, existe também outro fator que tem afetado bastante as vendas: a ascensão do comércio online. A Fecomércio-MG apontou que em 2017, pela primeira vez, mais de 51% dos belo-horizontinos fizeram compras online.

Contudo, o fim de ano sempre gera crescimento nas vendas, afinal muitos ainda preferem comprar os presentes de natal presencialmente. Isso aumenta bastante o fluxo de pessoas nas lojas e corredores dos shoppings! Embora seja bastante positivo para o shopping e os lojistas, esse boom de atividade pode causar sérios problemas de higiene. Caso os processos de limpeza não estejam em dia, pode até desestimular os clientes e prejudicar as vendas!

Continue com a gente e descubra como a limpeza de shopping centers pode influenciar nas suas vendas.

 

 

Afinal, qual a relação entre limpeza de shopping e vendas?

Quando se trata de vendas em shoppings, um dos fatores mais importantes é o tempo de permanência. Diversas pesquisas apontam que, quanto mais um cliente permanece no shopping, maior a probabilidade dele gastar mais nas lojas. E um dos fatores que mais influenciam no tempo de permanência é a higiene do shopping.

Não é comum os clientes notarem a higiene de um local quando ele está limpo. Entretanto, caso o ambiente esteja sujo, nós rapidamente percebemos suas condições de limpeza. Quando isso acontece, a sujeira pode afetar drasticamente a experiência do consumidor e prejudicar a imagem do estabelecimento.

A má-higienização pode também posar riscos para a saúde dos clientes e funcionários. Os shoppings são ambientes fechados e, com a circulação maior no fim de ano, a possibilidade de uma doença viral se espalhar aumenta bastante. Para as lojas isso é especialmente preocupante, pois nesse período o ritmo de trabalho é notoriamente intenso, e funcionários doentes são bem menos produtivos.

Por fim, um ambiente limpo e bem mantido apresenta um aspecto muito mais atraente. Isso naturalmente torna a experiência mais confortável, estimulando o consumidor a passar mais tempo nos corredores e lojas e, assim, consumir mais. O shopping fortalece sua imagem, as lojas vendem mais e os clientes e funcionários desfrutam de um ambiente mais agradável.

 

 

E quais são as áreas que exigem uma limpeza maior?

Para fazer uma limpeza correta do seu ponto de vendas, não basta fazer uma limpeza diária de lojas e corredores. Com o fluxo maior no final do ano, algumas áreas certamente vão exigir uma atenção maior das equipes de limpeza. Algumas delas são:

 

1. Interior das lojas: corredores lotados, chão engordurado, assentos encardidos, calor de verão e pouca ventilação. Quem conhece o ritmo de fim de ano nas lojas de shopping sabe bem como o ambiente fica praticamente inóspito. Para uma limpeza correta de lojas, são necessárias rotinas de limpeza mais intensas e produtos profissionais de alta performance. É necessário aprofundar também o trabalho de desinfecção, pois ambientes pouco ventilados ficam vulneráveis à proliferação de bactérias, vírus e fungos.

 

2. Praça de alimentação: comida e sujeira são duas coisas que certamente não combinam. Entretanto, é comum encontrar nas praças de alimentação mesas recobertas de pratos sujos, gordura, embalagens plásticas e restos de alimento. Para manter o ambiente limpo e bem desinfetado, é necessária uma equipe de limpeza proativa, sempre atenta às sujeiras. São bem-vindos também avisos e placas de conscientização, lembrando o público de respeitar o ambiente de refeição, afinal, melhor que limpar é não sujar.

 

3. Sanitários: se você já utilizou um banheiro público mal higienizado com certeza sabe como a situação pode ser embaraçosa. Além do constrangimento, banheiros sujos facilitam a proliferação de micróbios e a transmissão de doenças, colocando em risco a saúde de clientes e funcionários. Os espaços disponíveis para os pais trocarem fraldas também precisam de um cuidado especial.

 

Esses são apenas alguns exemplos de como a (falta de) higiene pode afetar profundamente a experiência dos clientes. E você, quer descobrir se a limpeza está afetando nas suas vendas? Entender o que pode ser feito para melhorar a higiene de shopping sem gastar muito com a limpeza? Ou deseja apenas tirar alguma dúvida?

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de shoppings e lojas, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor