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Como aumentar a receita dos hospitais usando produtos profissionais de limpeza

  • 23 de Maio de 2018
  • Blog
  • por MPires

Os hospitais trabalham diariamente com algo extremamente sensível: a saúde dos seus pacientes. Mas assim como qualquer outra organização, os hospitais precisam cuidar também das suas finanças. E a receita mais simples para aumentar o seu saldo no final do mês é reduzindo os seus gastos, certo?

Pensando nisso, este texto vai ajudar você, explicando como produtos profissionais de limpeza podem trazer economia, fortalecendo a sua instituição. Aproveite! A saúde dos seus pacientes começa pela saúde financeira do seu próprio hospital.

 

 

Custo x benefício dos produtos de limpeza profissional

 

Além de mais eficazes, os produtos de limpeza profissional também são mais econômicos a médio-longo prazo.

Nós já falamos aqui no blog MPires sobre como os produtos de limpeza profissional são melhores para a contenção de infecções e manutenção da higiene. Contudo, uma coisa que poucas pessoas sabem é que esses produtos também tendem a diminuir os custos com a limpeza. Mas como eles podem fazer isso, se costumam ser mais caros que produtos domésticos?

O segredo do melhor custo x benefício de produtos profissionais está no teor de princípio ativo. Em um desinfetante, por exemplo, o princípio ativo é a parte do produto que realiza de fato a desinfecção. E o princípio ativo relaciona-se diretamente com a diluição:  produtos com maior teor permitem grandes diluições sem perda significativa na sua eficácia. Esse é o caso dos produtos profissionais.

Como eles são mais concentrados, são bem mais eficazes quando utilizados na mesma diluição dos produtos domésticos. Por outro lado, o maior teor de princípios ativos permite que eles sejam ainda mais diluídos, sem perder sua eficácia. Ou seja: além de serem mais seguros, os produtos profissionais oferecem um rendimento muito melhor. São rentáveis tanto para quem usa, quanto para quem compra.

 

Pesquisas comprovam, produtos domésticos não podem ser usados em situações profissionais

 

Embora alguns produtos domésticos recomendem diluições semelhantes às dos produtos profissionais (1 parte do produto para 100 partes de água, por exemplo), é extremamente recomendado que você não faça isso. O INMETRO, por meio de um estudo, comparou diversas marcas de desinfetantes domésticos, vale a pena conferir. Um dos problemas comprovados é que muitas marcas apresentam erros na rotulagem. É o caso de um desinfetante que indicava teor de princípio ativo diferente do verificado, levando a uma diluição incorreta. Outros, incluindo uma das marcas mais vendidas, não demonstraram potencial bactericida, ou seja, não eliminaram as bactérias do teste.

Para assegurar um melhor nível de eficácia, os desinfetantes domésticos necessitam de uma diluição menor. E precisam não somente disso: devem ter os princípios ativos indicados para a utilização recomendada. Essas são as razões que limitam o seu uso a processos de limpeza mais simples, típicos do ambiente domiciliar. Portanto, em ambientes corporativos, especialmente hospitais, a indicação é usar sempre produtos de limpeza profissional. Eles têm a formulação adequada, cumprem o que prometem e ainda fazem isso com melhor rendimento. Em todos os sentidos.

 

 

Produtos de limpeza profissional podem prevenir tragédias – e prejuízos

 

Entendeu a diferença entre produtos profissionais e domésticos? Então imagine o risco que corre um hospital, quando usa desinfetantes como aqueles testados pelo INMETRO. O sistema imunológico dos pacientes é mais suscetível a agentes nocivos, portanto uma desinfecção mal feita pode trazer sérios problemas. Dependendo do quadro do paciente, uma infecção pode levá-lo até a óbito, situação lamentavelmente frequente no Brasil. Para dar apenas um exemplo, a infecção hospitalar levou um hospital mineiro às manchetes de todo o país, quando 5 bebês morreram vítimas de uma bactéria.

Seja um desinfetante concentrado ou simples dispenser de papel, os produtos de limpeza são aliados importantes na prevenção de tragédias. Mas pense também nos prejuízos financeiros e de imagem que eles podem evitar. Quer ver? Suponha que seu hospital apresentou problemas por contaminação bacteriana e precisou ser interditado temporariamente pela vigilância sanitária. De imediato, a sua reputação ficaria mais suja do que os ambientes e equipamentos que levaram a essa interdição.

 

O custo oculto de uma limpeza mal-feita

Você teria o custo de relocar todos os seus pacientes e depois outro gasto para recebê-los de volta. Mesmo que fechasse as portas apenas por um dia, seria um dia inteiro sem nenhuma receita para cobrir suas despesas. Um prejuízo ainda maior, considerando também os atendimentos perdidos posteriormente pela desconfiança em sua instituição.

Agora compare tudo isso ao custo de comprar alguns produtos de limpeza profissional: no final, fazendo a opção pelo mais “barato”, os seus custos podem ser incalculáveis! Afinal, quanto você gastaria e quanto tempo levaria para recuperar a credibilidade do seu hospital? Será que isso seria possível?

Como dito no início, hospitais lidam com a vida e o bem-estar das pessoas. A sua possibilidade de andar, comer, correr, respirar, enfim, viver e interagir com o mundo depende inteiramente da saúde. E isso não tem preço!

Uma seguradora pode até atribuir um número para basear seus planos ou parcelas mensais, mas é impossível estabelecer o valor de uma vida. É por isso que, em situações de risco, as pessoas vão sempre escolher o hospital que elas mais confiam. Isso vale para todo mundo! Ou você levaria uma pessoa querida para ser tratada num hospital fechado pela ANVISA?

 

 

Como a limpeza profissional pode fortalecer as receitas do seu hospital

 

Como você viu, a limpeza profissional é essencial para o seu hospital evitar problemas e a perda de receitas. Mas ela também pode contribuir para a sua captação. Afinal, uma instituição de saúde que é referência em higiene está sempre entre as primeiras escolhas dos clientes. Porém, é importante destacar que a Limpeza Profissional não se limita apenas à escolha dos produtos. Ela também requer profissionais qualificados e procedimentos inteligentes. Essa é a base para a garantia de um ambiente seguro e confortável para os seus pacientes e funcionários.

Sabendo disso, se sua prioridade é aumentar receitas, pense estrategicamente na higiene e limpeza, traçando um plano de ações aprofundado. Para tanto, é necessário estar por dentro de tudo que diz respeito a esse assunto na sua instituição. Isso vai ajudar você a entender questões fundamentais como: quais produtos são utilizados na limpeza do seu hospital? Já existem rotinas que otimizam os processos de higienização, poupando tempo, trabalho e recursos na sua realização? Sua equipe está treinada, equipada e engajada para a manutenção da limpeza e da higiene? Seus pacientes e acompanhantes conhecem e participam dos cuidados necessários à prevenção de infecções? As pessoas percebem o compromisso e o investimento da sua instituição para manutenção de um ambiente saudável? Os resultados dessa preocupação são sinalizados positivamente pelos órgãos responsáveis? Seu esforço atrai indicações de outros pacientes e profissionais de saúde?

 

Reduzindo os custos operacionais de hospitais, sem alterar a eficiência

A simples tentativa de responder essas perguntas já vai indicar pontos urgentes e possíveis caminhos para chegar uma limpeza profissional. E, chegando lá, você certamente estará poupando recursos que poderão ser investidos em outras áreas para melhoria do seu atendimento. Paralelamente, utilizando produtos profissionais, treinando sua equipe e otimizando rotinas de higiene, você também estará investindo no seu maior diferencial: a sua imagem. Adivinhe onde os resultados disso vão aparecer?

Para finalizar, antes de você implementar qualquer mudança, temos mais duas dicas que podem ser úteis para o seu hospital: primeiro, avalie se contratar uma empresa de serviços de Limpeza Comercial pode reduzir os custos operacionais na manutenção da higiene. Já escrevemos sobre isso em nosso blog. Confira os pontos positivos e negativos e descubra: Vale a pena terceirizar a limpeza da sua empresa?

Para tomar a melhor decisão, converse com a MPires. Essa é a nossa segunda dica e é também a mais importante. Os nossos consultores podem tirar qualquer dúvida que você tenha relacionada com higiene e limpeza. E também podem ajudar você com tudo o que é preciso para implantar a limpeza profissional no seu hospital: a escolha dos produtos, as orientações para aplicação e o planejamento das rotinas de limpeza. 

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de hospitais, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

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