fbpx

Como garantir a segurança dos profissionais de limpeza na pandemia?

  • 19 de Novembro de 2020
  • Blog
  • por MPires

A luta contra a COVID-19 envolve uma extensa rede de pessoas. A linha de frente é composta pelos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde, mas também por outras áreas cruciais de atuação, como os profissionais de limpeza. 

Você já parou pra pensar sobre essas pessoas? E como garantir a segurança delas neste momento? Essa cautela pode ser crucial para o sucesso da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais! 

Segurança em primeiro lugar

Garantir a segurança dos profissionais de limpeza neste momento e em todos os outros é um dever de todas as empresas, sejam elas de terceirização do serviço ou responsáveis por sua própria equipe de higienização. 

Mas como assegurar esse cuidado? Vamos explicar em 3 passos: 

1) Utilizar apenas produtos e equipamentos de limpeza profissional 

Os produtos profissionais são os mais indicados para a limpeza de empresas. Eles possuem eficácia comprovada, seguem as exigências da ANVISA, têm alto poder de desinfecção, eliminando corretamente agentes nocivos à saúde, e ainda são mais econômicos, pois como são mais concentrados, rendem mais. 

Os benefícios são muitos e eles também preservam a saúde daqueles que os aplicam, ao contrário dos produtos clandestinos, pois reduzem a possibilidade de reações alérgicas. 

Afinal, alta eficácia não necessariamente é atrelada a um elevado teor de toxicidade, o que não exclui os cuidados na hora do uso! Antes da aplicação, é imprescindível sempre conferir as especificações na embalagem. 

Os equipamentos profissionais também são os mais indicados, pois garantem a adequada aplicação e ação dos produtos, além de atuar em prol da produtividade daqueles que os operam. Eles também são mais ergonômicos, evitando desgastes corporais e acidentes de trabalho. 

2) Uso de EPIs 

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são um dos principais cuidados na pandemia. Eles atuam como um importante meio de contenção da proliferação do coronavírus, principalmente a máscara. Porém, para aqueles que executam a limpeza na linha de frente, esses equipamentos vão além dela. 

Luvas, aventais, toucas, sapatos e protetores de calçados também devem ser disponibilizados para esses profissionais. Afinal, eles vão higienizar ambientes que podem estar ou que estarão confirmadamente contaminados pela COVID-19, como no caso dos hospitais. Todo cuidado é pouco! 

Também é preciso orientá-los sobre o modo de uso desses EPIs, considerando a colocada e a retirada. A atenção deve ser constante para evitar qualquer deslize e possível contaminação, o que nos leva ao próximo tópico:  

3) Treinamento da equipe 

Para garantir uma higienização de qualidade dos espaços, estão sendo adotados protocolos e técnicas estritos. Mas eles precisam ser constantemente relembrados e explicados. 

As equipes responsáveis pela limpeza precisam passar por treinamentos mais intensos e contínuos, já que muitos dos métodos adotados podem ser inéditos ou passar por alterações mais frequentemente. Afinal, é uma realidade que nunca vivemos com tamanha gravidade e que é favorável a mudanças e aperfeiçoamentos. 

Então, fique atento às indicações para os processos de limpeza, promova reuniões e treinamentos periódicos com os seus profissionais de limpeza. Assim, eles estarão mais qualificados e protegidos! 

Papel de importância social 

A limpeza na linha de frente da pandemia exige muita responsabilidade: garantir que os ambientes estejam devidamente higienizados para o usufruto de terceiros. Porém, também envolve muito risco, devido ao possível contato com o coronavírus, outros agentes infecciosos e produtos químicos. 

Diante disso, a Febrac (Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação), lançou a campanha “Somos Essenciais” para dar maior visibilidade ao trabalho de categorias de serviços especializados, como de limpeza, neste momento de cuidados na pandemia

Segundo o presidente da Febrac, Renato Fortuna: 

“Os empregados das empresas do setor têm desempenhado um papel de importância social, na medida em que o seu trabalho tem sido essencial para que várias outras áreas relevantes para a sociedade, como a da saúde, possam funcionar com toda segurança e sem comprometer o atendimento dos usuários”. 

Com funcionários seguros e saudáveis, a sua empresa só tem a ganhar: 

  • Sua equipe alcança mais bem-estar e disposição:
    • Mais produtividade pra empresa;
    • Melhoria na qualidade do serviço prestado ou produto feito;
    • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Você economiza, pois evita gastos com substituição e treinamento de novo pessoal em caso de contaminações;
  • Você evita enfrentamento de processos trabalhistas por contaminações e negligência com o empregado, como pela falta de produtos adequados, treinamento e oferta de EPIs;
  • Sua empresa aprimora a popularidade no mercado, por ser conhecida pelo zelo à equipe. 

Como a MPires pode te ajudar? 

 

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor. A MPires é especializada em limpeza profissional e atua em MG há 70 anos. 

Quer saber mais sobre a limpeza profissional e por que ela é a melhor forma de proteger o seu negócio contra a COVID-19? Baixe já o nosso e-book sobre o tema! É só clicar aqui.


Excelência no mercado mineiro há mais de 60 anos.

Solicite a visita de um consultor