Como ter uma lavanderia mais produtiva?

  • 11 de Junho de 2019
  • Blog
  • por MPires

Qualidade, custo, tempo e respeito ao prazo de entrega são alguns dos quesitos que os clientes mais valorizam nas lavanderias. Eles são influenciados pela produtividade e certificar que sejam executados da melhor forma é um dos principais papéis dos gestores, garantindo satisfação aos clientes e funcionários, e mais competitividade para o estabelecimento.

 

Se destacar no mercado é sempre importante para o sucesso do negócio. Pense bem: seja o contratador uma pessoa física ou empresas, como hospitais, hotéis e restaurantes, a escolha sempre será feita levando em consideração o custo X benefício e o prazo. Afinal, as empresas e as pessoas também possuem os seus próprios prazos com o material a ser entregue para a higienização.

 

É preciso monitorar de perto o desenrolar das etapas do serviço. Elas devem estar alinhadas e funcionar em harmonia para trazer a produtividade. Assim, é possível atender às exigências dos clientes e favorecer o negócio, com mais agilidade e possibilidade de aumentar a demanda, elevando, também, as vendas.

 

Veja aqui como trazer mais produtividade para a sua lavanderia!

 

 

O caminho principal é compreender que a produtividade é influenciada por três fatores:

1) Cultura

A cultura envolve os valores e a missão da empresa. É muito importante que o gestor conheça a fundo o seu negócio e que tenha uma cultura organizacional que valorize a produtividade, sem se esquecer da sustentabilidade, da satisfação e saúde dos clientes e funcionários. Conciliar esses objetivos pode ser um desafio a alguns gestores, mas com as devidas orientações e ações podem ser efetivamente alcançados.   

 

Com uma cultura que preze pela produtividade, o trabalho se desenvolverá com mais facilidade e destreza, trazendo mais disposição aos funcionários. Também será possível notar uma diminuição nas jornadas de trabalho, o aumento dos lucros e a redução de erros. Todos esses fatores estimulam os colaboradores e contribuem para o sucesso do negócio.

 

2) Estrutura

Além de ter uma cultura que valorize a produtividade, é preciso ter meios para que ela seja alcançada da melhor forma. Isto é, que considerem o impacto no meio ambiente e a saúde dos clientes e funcionários. Afinal, de nada adianta olhar apenas para a eficiência e tentar buscá-la a qualquer custo, colocando a vida de terceiros e do seu próprio negócio em jogo.

 

O trabalho das lavanderias é naturalmente delicado. Os tecidos chegam carregados de microrganismos, que devem ser adequadamente eliminados. É uma responsabilidade muito grande e os gestores devem escolher minuciosamente os produtos e equipamentos para trazer a maior eficácia.

 

Os produtos devem ser ao mesmo tempo econômicos e eficazes, possibilitando a melhor higienização, cuidado com os tecidos e a menor necessidade de água. Afinal, a economia é sempre bem-vinda e pode também proporcionar mais produtividade. Por exemplo, ao utilizar produtos mais concentrados e que precisam de menos água para o enxágue, seja na lavagem das peças ou na limpeza do ambiente, os processos serão feitos mais rapidamente e o seu bolso também será beneficiado.

 

O mesmo vale para o maquinário! Você, como gestor, deve escolher as melhores máquinas para o seu negócio, condizendo, claro, com a sua possibilidade de investimento. É preciso considerar o consumo de energia, de água e o tempo com que elas realizam os ciclos de limpeza. Quanto menor forem esses índices, melhor para o meio ambiente, para o prazo de entrega das peças e para os seus gastos.  

 

 

3) Pessoas

Para completar a tríade que influencia na produtividade, o caráter humano é um foco muito importante. É o cuidado com os funcionários e com os clientes, que vai ser traduzido na cultura e no dia-a-dia da empresa.

 

Para serem mais produtivos, os colaboradores devem ser adequadamente orientados para o seu trabalho. É papel do gestor dividir e explicitar a ação de cada um, instruir o uso dos produtos e maquinários, fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs), realizar treinamentos e ressaltar a importância de todo o cuidado que envolve o trabalho das lavanderias.

 

Um desses cuidados é a cautela em relação às contaminações, das peças para os funcionários ou vice-versa, o que exemplifica a importância do uso dos EPIs e de produtos eficazes na remoção dos agentes infecciosos.

 

COMO A MPIRES PODE TE AJUDAR?

 

Você pode desenvolver essas dicas por conta própria. Mas, caso deseje um auxílio na escolha dos maquinários, produtos, estabelecimento de rotinas de limpeza e treinamento da sua equipe de higienização, conte com a MPires.

 

Somos especialistas em limpeza profissional e podemos te ajudar a melhorar os processos de higienização e o sucesso da sua lavanderia. É só falar com os nossos consultores! Atendemos exclusivamente Minas Gerais e não deixe de acompanhar os nossos conteúdos nas redes.

 

Facebook / Linkedin


Excelência no mercado mineiro há mais de 60 anos.

Solicite a visita de um consultor