fbpx

Conheça os riscos de se fazer Solupan Caseiro

  • 5 de Janeiro de 2018
  • Blog
  • por MPires

A venda de produtos de limpeza feitos de forma clandestina e sem controle, como desinfetantes, lava-louças e até mesmo solupan caseiro é algo muito comum e que acontece também na área da limpeza profissional. Mas por que isso é um problema?

Bom, além de não eliminar os microrganismos com a mesma eficiência dos produtos originais, os saneantes caseiros podem provocar as reações mais adversas nos usuários. De simples alergias e irritações, a queimaduras e problemas respiratórios, ou até mesmo graves intoxicações. Tudo isso acontece – e muito – pois as suas fórmulas não são testadas e nem a sua eficácia é medida.

Vamos tomar como exemplo a produção do Solupan caseiro, que analisaremos aqui. A primeira coisa que você deve saber é que a formulação correta exige componentes difíceis de se achar, ou vendidos apenas em grandes quantidades, o que leva os produtores clandestinos a substituir ingredientes ou fazer uma diluição excessiva.

Só isso já é razão suficiente para se escolher uma versão produzida profissionalmente, com selos da vigilância sanitária e reconhecimento internacional, como é o caso do Solupan da Diversey. Mas se você ainda pensa em, que tal entender um pouco mais da sua composição?

 

AFINAL, O QUE TEM NO SOLUPAN?

 

O Solupan é um produto popular nos mais diversos setores. No segmento automotivo, para se ter ideia, é usado na limpeza de chassis, pisos, pátios de manobra e até passeios públicos. A razão disso é que, por ser um desengraxante potente e de característica muito alcalina, ele é capaz de eliminar as principais graxas, óleos e barro.

A sua composição, tendo como referência o Solupan da Diversey, contém:

 

  • Detergente
  • Alcalinizante
  • Corantes
  • Espessante
  • Sequestrante
  • Solubilizante
  • Água

Mas não basta saber os componentes. Cada um deles tem a sua função. Quer entender um pouco mais sobre eles?

 

  • Detergente

O Solupan da Diversey usa o Dodecilbenzenossulfonato de Sódio.  Se empregado dentro das normas, este é um componente seguro, utilizado em desengraxantes fortes e nos mais diversos produtos de limpeza, inclusive de higiene pessoal.

Barato e comumente encontrado pela sigla SLS (do nome em inglês: Sodium Lauryl Sulfate), é muito comum em shampoos, pastas de dente, sabões, detergentes e outros. Geralmente é substituído ou acompanhado pelo Lauril Éter Sulfato de Sódio, conhecido como SDS, ou o Lauril Sulfato de Amônio (ALS).

Sua principal função é agir como detergente, permitindo que dois líquidos não solventes se misturem. Assim, sua presença na água ajuda a eliminar o óleo dos cabelos e da pele, assim como graxas e sujeiras incrustadas em superfícies.

 

  • Alcalinizante

O Solupan é um produto extremamente alcalino. Por isso, é utilizado para a retirada de ferrugem, neutralizando a acidez que provoca a corrosão dos metais.

Um dos alcalinizantes mais fortes e fáceis de se encontrar é a soda cáustica, normalmente utilizada na produção do Solupan caseiro. Mas a sua manipulação exige grande cautela e não é recomendada sem as medidas de segurança, pois pode causar ferimentos e queimaduras.

 

  • Espessantes

Agentes espessantes aumentam a viscosidade de um líquido, sem alterar suas outras propriedades. Seu uso no Solupan diminui a chance de acidentes por escorrimentos e respingos. Além disso, aumentam a estabilidade do produto, já que ingredientes se mantêm suspensos e não se alteram com o tempo.

 

  • Sequestrantes

O sequestrante é um composto complementar capaz de “capturar” íons metálicos, retirando-os de onde são indesejados. Sua presença no Solupan aumenta a eficácia,  favorecendo as reações químicas desejadas no processo de limpeza.

 

  • Solubilizante e Água

Enquanto o solubilizante é responsável por tornar o produto homogêneo, a água atua na sua diluição, em equilíbrio com o espessante e os outros componentes, a fim de se chegar à concentração ideal.

 

COMO É FEITO O SOLUPAN CASEIRO?

Para fazer as “soluções” caseiras, existem diversas receitas na internet com ingredientes das mais diferentes origens, prometendo a eficácia dos produtos profissionais por um preço bem menor. Mas o que ocorre é exatamente o contrário: os resultados claramente não são os mesmos, as pessoas ficam expostas ao perigo do manuseio e da aplicação e, no fim das contas, o custo acaba saindo muito mais alto.

 

Quais componentes são usados e os seus riscos

A receita do Solupan caseiro quase sempre é baseada nos seguintes produtos:

  • Gasolina (solvente)
  • Soda Cáustica (alcalinizante)
  • Ácido Sulfônico (detergente)
  • Tripolifosfato de sódio (sequestrante)
  • Amido de Milho (espessante)
  • Água (diluidor)

Esse é um dos maiores riscos: não existe uma fórmula padronizada. Cada um fabrica de um jeito e às vezes até o mesmo produtor varia sua formulação, de acordo com os ingredientes que encontra disponíveis e com menor preço.

Aliás, alguns desses ingredientes são perigosos, como a gasolina e soda cáustica, que se não forem manuseados da forma correta, podem causar graves acidentes e danos irreversíveis à saúde.

O Amido de Milho, por sua vez, tem pouca efetividade em temperaturas baixas, além de conter várias impurezas em sua fórmula, o que também compromete o seu uso no Solupan.

A produção caseira, mesmo tomando-se cuidado na escolha dos componentes, não garante a medição correta de cada um, nem o equilíbrio ideal da fórmula, fazendo a solubilidade do produto na hora do uso, um verdadeiro mistério.

 

Riscos e pouca praticidade

Fica evidente que ao se produzir o Solupan caseiro você pode estar se colocando em perigo, já que vários dos ingredientes são danosos para a saúde.

Outro fator importante é a atenção com o armazenamento. Normalmente, reaproveitam-se garrafas PET, que não são adequadas para solubilizantes alcalinos, pois demandam uma embalagem profissional.

Por tudo isso, seja pela falta de segurança, pela não-confiabilidade do resultado, pelos perigos do manuseio e pelo custo. Tudo pode sair mais caro no final, não compre ou use produtos clandestinos ou feitos em casa. Para uma limpeza profissional, você precisa de produtos profissionais.

Tenha certeza de garantir o melhor para a sua instituição recebendo sempre a orientação de equipes competentes, isso também é essencial para garantir a eficácia de um produto como o Solupan.

Seu negócio, clientes e funcionários agradecem.

Compre o Solupan com a MPires!

 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor