fbpx

Desinfetantes, Limpadores ou Bactericidas: qual usar?

  • 11 de Outubro de 2018
  • Blog
  • por MPires

Qual a diferença entre limpadores, desinfetantes e bactericidas? Se você não sabe a resposta, não se preocupe, muita gente também não sabe! Embora sejam produtos de limpeza essenciais na hora da faxina, eles cumprem papéis bem diferentes e não podem ser confundidos.

Em áreas de grande risco de infecção, como em hospitais, errar na hora da faxina pode expor os pacientes a uma contaminação. Caso isso ocorra, uma denúncia pode ser feita à ANVISA, colocando em risco também a saúde do próprio estabelecimento.

Limpeza profissional

Em outros estabelecimentos, problemas também podem acontecer se você não usar o produto de limpeza adequado. Então, continue lendo o texto e descubra tudo que precisa saber sobre desinfetantes, bactericidas e limpadores.

 

 

Desinfetantes e bactericidas

J-flex Taski Exact DS Floral Diversey - MPiresDesinfetante profissional Taski Exact DS Floral com dosador automático J-Flex. Eficiência, eficácia e proteção para clientes e funcionários.

 

Primeiro, um esclarecimento: bactericidas e desinfetantes são termos diferentes, mas que podem se referir a um mesmo produto! Isso porque os bactericidas são produtos de limpeza cuja especialidade é o combate a bactérias. Por sua vez, os desinfetantes também combatem bactérias, mas podem eliminar também os vírus e os fungos. Por isso um desinfetante é sempre um bactericida, mas o contrário não é verdadeiro.

Os micróbios podem causar doenças e infecções graves. Não à toa, os bactericidas e desinfetantes são essenciais em áreas de maior risco de contaminação, como locais de preparo alimentício, cantinas e banheiros de escolas e hotéis. Todo ambiente com grande circulação de pessoas precisa ser devidamente desinfetado.

Em hospitais, que recebem pacientes com saúde vulnerável, o risco de contaminação é maior, portanto o cuidado precisa ser redobrado! Evite utilizar, por exemplo, os desinfetantes domésticos, que em testes do INMETRO já demonstraram sua total ineficiência na eliminação de micróbios. Use sempre produtos profissionais! A dica vale também para outras empresas e estabelecimentos, que podem se beneficiar da maior eficiência e segurança desses produtos.  

O Taski Exact DS Floral é um desinfetante profissional concentrado, ideal para desinfecção e odorização de pisos, superfícies laváveis e instalações sanitárias. Age com eficiência e ainda libera um aroma agradável e duradouro. Traz segurança e conforto para os consumidores, além de estar disponível na versão J-Flex, que garante a diluição ideal e evita o contato direto do funcionário com o produto.

 

 

Limpadores

UHS Limpador

UHS Limpador. Detergente profissional, especialmente formulado para a limpeza de pisos. Rendimento estimado em até 600 litros.

Os limpadores ou detergentes são produtos sem ação desinfetante ou bactericida, mas que removem a sujeira das superfícies sem danificá-las. Mais especificamente, os detergentes são especializados na limpeza de óleos e gorduras. Seu poder limpador advém dos tensoativos em sua fórmula, substâncias químicas que reagem tanto com a água, quanto a gordura.

Se você sabe o que acontece quando colocamos água e óleo em um mesmo copo, fica fácil de entender como funcionam os tensoativos. Em sua estrutura, o tensoativo possui uma parte apolar (que “cola” na gordura) e uma parte polar (que “cola” na água). Assim, ele consegue juntar as duas partes, permitindo que a gordura seja removida da superfície e carregada pela água.

O UHS Limpador é um exemplo de detergente de alta performance. Isso significa que ele é mais eficaz que limpadores domésticos, mesmo em diluições maiores. Para limpezas diárias, dilua na proporção 1:500 (ou seja, 1 mL do produto para cada meio litro de água). Já em faxinas mais profundas, dilua na proporção 1:300. Aplique a solução no piso com o auxílio de um mop e esfregue-a por toda a superfície. Deixe secar naturalmente.

 

 

Empresa profissional, limpeza profissional

 

Pode não parecer, mas a limpeza é um dos fatores mais determinantes para o cliente na hora de decidir o estabelecimento. No varejo, por exemplo, uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados mostra que quase 50% dos consumidores reparam na sujeira. Mas quando o ambiente é bem higienizado, a questão da limpeza não passa na mente do consumidor. Isso só é percebido quando o ambiente está sujo: conforme a situação encontrada, o público pode desde reclamar, até apresentar uma denúncia formal. De uma forma ou de outra, dependendo da gravidade, a reputação do estabelecimento pode ficar manchada permanentemente.

Quer evitar que isso aconteça e dar um upgrade na higiene e limpeza da sua empresa? Para trazer mais segurança e conforto aos seus clientes e colaboradores, profissionalize os seus processos de limpeza.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene e limpeza, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor