Dicas para ter uma lavanderia de sucesso

  • 14 de Maio de 2019
  • Blog
  • por MPires

A função das lavanderias é delicada. Cuidar das roupas de outras pessoas traz muitas responsabilidades e a atenção deve se fazer presente por todo o tempo. O trabalho não é simples, mas com a devida dedicação e foco nos detalhes pode-se ter muitos frutos positivos. E para alcançar o sucesso, o serviço deve ser minucioso e efetivo, tendo todas as suas etapas, do recebimento à devolução ao cliente, funcionando em harmonia.

 

É extremamente importante que o gestor entenda o funcionamento do seu negócio e as suas exigências. Assim, ele consegue ter um olhar mais apurado e certeiro, o que ajuda na produtividade e na detecção de possíveis problemas.

 

Aqui daremos algumas dicas para melhorar a relação com a sua lavanderia e para alcançar o bom funcionamento. A chave para o sucesso está nas suas mãos!

 

1) Treinamento de Equipe

  

Por mais otimizado e tecnológico que o serviço seja, a presença humana sempre terá uma importância fundamental. Ela desenvolve um papel essencial em vários processos, como no de fidelização do cliente. Assim, os funcionários que fazem o intercepto com o cliente devem realizá-lo de forma acolhedora. Eles influenciam nas primeiras impressões que as pessoas terão da sua empresa, e você com certeza quer que ela seja a melhor possível! Para isso, um bom atendimento faz toda a diferença.

 

Mas não se esqueça: o treinamento vai além dos balcões. Também é importantíssimo que os funcionários que operam as máquinas, passam, dobram e armazenam as roupas estejam em harmonia e em familiaridade com as suas funções. Nos treinamentos, elas devem ser devidamente explicitadas. Lembretes também podem ser afixados para estimular a memorização dos processos e evitar possíveis erros.

 

Os treinamentos devem ter certa periodicidade, tentando adaptações e adequações a fim de melhorar cada vez mais o serviço oferecido. E não se esqueça de criar cronogramas de rotinas! Eles são essenciais para o bom funcionamento das funções e melhoria da produtividade.

 

2) Organização  

O ambiente é outro fator definitivo para decisão de compra e construção da imagem que as pessoas terão da sua lavanderia. Ainda mais para esse serviço que lida diretamente com a limpeza. Se o local não transparece esse cuidado, os seus pontos com certeza cairão. E objetivo é justamente fugir disso.

 

Certifique-se de que o local esteja sempre organizado. Para isso, é importante estabelecer lugares específicos para cada objeto e garantir que após o uso eles retornem para tal. Além de contribuir para as impressões que as pessoas terão, esse hábito também melhora a produtividade, pois os funcionários gastarão menos tempo para encontrar o que desejam. Isso também é essencial no backstage da lavanderia. Ainda mais para os funcionários que lidam com a aplicação dos produtos químicos. Cada um deles deve possuir o seu próprio local, com placas ou etiquetas indicativas, para reduzir a possibilidade de confusões ao mínimo possível.

 

O armazenamento das roupas também deve ser um grande foco. Deve-se desenvolver um sistema que evite a todos os custos a mistura de roupas de clientes. Um sistema numerológico ou nominal é essencial, além do armazenamento em embalagens que não estejam sujeitas à fácil abertura, para evitar a perda e mistura das peças. Para esse objetivo, a atenção dos funcionários também é essencial.

 

3) Limpeza

Como dito anteriormente, por trabalhar diretamente com limpeza, é imprescindível que ela esteja presente em todos os ambientes da lavanderia. Ela também é muito importante para as impressões que os clientes terão, o que vai influenciar na popularidade. Ainda mais hoje em dia, em que a pesquisa pela internet é quase sempre feita antes das pessoas aderirem a algum serviço. Nela são encontrados reviews em que as pessoas relatam as suas experiências. Como você quer que a sua empresa seja lembrada? As suas ações influenciam diretamente nisso e é melhor trabalhar para que elas sejam as melhores possíveis.  

 

Certifique-se de que todos os locais, dos banheiros ao interior das máquinas de lavar estejam devidamente higienizados. Por mais que algumas roupas e superfícies aparentam estar limpas, elas podem estar carregadas de microrganismos.

 

Por isso, é preciso existir um cuidado muito grande no manuseio das peças. Esse momento pode gerar a transmissão de doenças por meio de vírus e bactérias, dos funcionários para as roupas ou vice-versa. Essa deve ser uma preocupação constante em todas as lavanderias, em algumas em um nível ainda maior, como as hospitalares.

 

Para isto, os equipamentos de proteção individuais (EPIs) devem sempre ser utilizados pelos colaboradores. E a higienização pessoal também deve sempre estar no radar do cuidado, bem como a qualidade dos produtos e maquinários.

 

CONTE COM A MPIRES!

 

Esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o caminho para o sucesso das lavanderias e a olhar para lados que acabam sendo deixados em segundo plano.

 

Desejamos muito sucesso para o seu negócio e conte conosco! A MPires é referência em limpeza profissional e atende exclusivamente Minas Gerais.

 

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook e Linkedin, e fique de olho nos próximos conteúdos!


Excelência no mercado mineiro há mais de 60 anos.

Solicite a visita de um consultor