fbpx

Especial sinal de alerta – Academias

  • 6 de de 2018
  • Blog
  • por MPires

A higiene tem sido cada vez mais um fator diferencial na hora dos clientes escolherem um estabelecimento. No caso das academias, é um fator ainda mais importante, pois são ambientes com muitas pessoas circulando, malhando e suando. Isso exige uma limpeza assídua e cuidadosa dos equipamentos e principalmente dos banheiros.

Uma academia suja, além de causar constrangimento, expõe seus clientes ao risco de doenças e contaminações. Se uma pessoa gripada usar os halteres, por exemplo, as outras que usarem o equipamento sem limpá-lo estarão em risco.

Por vezes, o descaso com a limpeza é tão grande que os clientes, insatisfeitos, denunciam até no Reclame Aqui. E só aí essas academias começam a se preocupar, pois, se não resolverem satisfatoriamente o problema, sua nota é rebaixada. Imagine se algo assim acontece com você! A reputação do seu negócio, construída com tanto esforço ao longo dos anos, pode ficar seriamente manchada. Os seus clientes (e clientes em potencial) certamente levarão isso em conta na hora de pensar na matrícula.

Quer ver o quanto isso é grave? Nesta edição do nosso especial Sinal de Alerta, apresentamos alguns casos de clientes zangadíssimos com a má higiene nas suas academias. Leia e entenda o que fazer para evitar esses problemas.

 

Sinal de alerta - academias

Confira o comentário na íntegra: https://bit.ly/2oJ8iz5

 

Neste primeiro exemplo, o título já evidencia a indignação do cliente com a má higiene do estabelecimento que ele frequenta. Como dito logo na primeira frase, ele costuma elogiar bastante a rede de academias. Mas a sujeira dessa filial o incomodou tanto, que o motivou a registrar sua insatisfação nesse site onde as marcas são duramente criticadas.

Por conta disso, o descuido com a limpeza de uma única unidade prejudicou a imagem de toda a rede. De imediato, esse acontecimento já indica a necessidade de se adotar um padrão rigoroso de higiene e limpeza. E padrão que se preze precisa ser mantido de unidade em unidade, dia após dia.

Não se pode ignorar essa necessidade! Quando um consumidor faz um comentário por iniciativa própria, o que ele diz sempre tem grande credibilidade. Se for um elogio, ótimo. Mas o mais comum infelizmente são as críticas, como vemos nas redes sociais e canais especializados como o Reclame Aqui.

Seguindo nesse exemplo, observe que a queixa do cliente não foi solucionada, como mostra o indicador de insatisfação do site. O mesmo descaso se observa na reclamação do outro consumidor com relação à sujeira do banheiro, que sequer foi respondida.

Aí o problema se agrava, pois a conclusão do público é que essas academias não se preocupam com a higiene. Na prática, a desatenção com a limpeza é interpretada e sentida como uma desatenção com o cliente! Não deixe isso acontecer jamais, afinal, ninguém gosta de se sentir desvalorizado.

 

Sinal de Alerta - academias 02

Esta reclamação não foi respondida, como mostra o selo no canto superior direito, evidenciando o descuido com o cliente. Link do comentário na íntegra: https://bit.ly/2NiskP0

 

A prova concreta disso, no primeiro exemplo, é a reclamação sobre funcionários da limpeza sentados “sem fazer absolutamente nada”. Se isso acontece é porque a academia também não está fazendo o que deveria: investir na conscientização e treinamento da sua equipe e estabelecer rotinas eficientes de higienização, com produtos profissionais de limpeza.

No segundo caso, o cliente ainda solicita que a academia oriente seus colaboradores. Ele sente-se exposto a fungos e “outras nojeiras” e pede que a empresa mantenha profissionais de qualidade também na higiene.

Sua crítica é acirrada e completamente compreensível, pois muitas pessoas precisam tomar banho nas academias. Várias fazem isso descalças! Mas como relaxar e se limpar depois do treino, vendo lodo nas paredes e sujeira acumulada no chão do banheiro?

Situações assim são inadmissíveis para qualquer estabelecimento. Numa academia,  podem provocar micoses e outros problemas. Se houver algo mais sério, ou uma denúncia formal, já é motivo suficiente para ANVISA fechar as portas do estabelecimento!

 

 

Eficiência e economia na limpeza da academia

 

Escute o nosso sinal de alerta e cuide melhor da higiene da sua academia. Para combater a formação de fungos, vírus e bactérias, por exemplo, é necessário aplicar sempre desinfetante no chão e nas paredes. Dê preferência aos desinfetantes profissionais: como mostrou o INMETRO, a grande maioria das marcas disponíveis em supermercados são pouco eficientes na remoção de agentes contaminantes. Inclusive, existem muitas marcas clandestinas sendo comercializadas, tenha cuidado.

Escolhendo os produtos certos, você aumenta a eficiência do processo de higienização e pode reduzir os seus gastos. Mas quais são os produtos recomendados e contra indicados? Qual é a frequência e diluição ideal de aplicação? Quais são os equipamentos necessários e os procedimentos corretos na utilização?

Pensar nisso é pensar profissionalmente na limpeza, coisa que poucas academias fazem. O resultado são reclamações como essas que você viu. Quer ficar longe disso e atrair mais clientes?

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de academias, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor