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Especial Sinal de Alerta – Sujeira por toda parte em faculdade

  • 30 de de 2017
  • Blog
  • por MPires

Após quatro semanas de postagens alertando como a limpeza profissional e os cuidados básicos com o bem-estar de clientes podem salvar uma empresa, chegamos à quinta e última postagem do 1º Especial Sinal de Alerta MPires.

Na cobertura final do Especial, somos apresentados ao segmento de educação. Nesta reclamação, entendemos como o investimento de um cliente tem, para ele, um valor que excede o produto ou serviço.

 

ESPECIAL SINAL DE ALERTA – FACULDADE NÃO GARANTE O MÍNIMO DE HIGIENE AOS ALUNOS

Com problemas visíveis na manutenção de seus banheiros e seus processos de higiene, a faculdade citada também não interage facilmente com o seu público. Após procurar todos os canais de contato da instituição, o estudante e reclamante tentou acessar os responsáveis da faculdade através do site Reclame Aqui.  O início da reclamação já alerta sobre como a atenção ao que seus clientes têm a dizer é importante. Após um mês de tentativas, expor a empresa e seu nome no site de reclamações, foi a última opção do estudante.

Aluno reclama re sujeira em faculdade de Belo Horizonte - Especial Sinal de Alerta

 

Destacando as palavras finais do cliente, percebemos como todo um conjunto de problemas relacionados à limpeza da faculdade são inaceitáveis aos seus olhos. Quando ele percebe que seu investimento é limitado apenas a uma troca de valor pelo produto – neste caso, aulas – ele se sente ultrajado.

Ao investir em um curso ou qualquer outro serviço, é bom lembrar que todo consumidor espera muito mais que uma simples troca. Ao frequentar qualquer ambiente, o que o cliente gasta dentro do seu estabelecimento ou paga previamente para utilizá-lo, é destinado a todo um conjunto de experiências. Entre elas, a tranquilidade de usar toda a sua estrutura sem enfrentar constrangimentos como um ambiente sujo.

Em uma instituição de ensino, é óbvio que o aluno espera ter uma educação de qualidade e uma qualificação de seu currículo. Mas como parte corpo discente, nas horas que passa em salas de aula e em outros ambientes da faculdade, ele espera ter o mínimo de conforto e estrutura. O que logicamente inclui seu bem-estar e até mesmo segurança à sua saúde.

Por isso, ao se deparar com banheiros e salas de aula sujas, a única certeza passada ao aluno é que ele tem investido muito mais que o necessário para ter o que precisa. E ainda pior, que seu dinheiro está sendo jogado fora. Para o aluno, o ensino perde seu valor quando a faculdade não consegue manter o mínimo de estrutura física para atendê-lo. Independente da qualidade dos professores ou estrutura curricular.

Faculdade responde à reclamação do aluno com resposta padronizada

As respostas aos problemas do cliente, como vimos ao longo de todo Especial Sinal de Alerta, são importantes. Mas antes de responder um consumidor irritado, como feito acima, toda empresa deveria responder a algumas perguntas:

 

  • Sua empresa está preparada para dar continuidade ao atendimento?
  • Existe a real preocupação em solucionar os problemas expostos pelos clientes?
  • A empresa está preparada para resolvê-los?
  • As soluções prometidas serão praticadas e percebidas pelo cliente?

 

A preocupação real com essas e outras questões garante a coerência entre a resposta fornecida e a imagem da empresa. Quando o que seus clientes atuais têm a dizer não condiz com o que é divulgado, não há nenhuma limpeza que consiga ajudá-lo. Por isso, perder clientes por uma questão tão básica ao seu negócio quanto a higiene, é um caminho sem volta.

O aluno fecha a reclamação no Reclame Aqui, insatisfeito com o serviço e atendimento da faculdade

Enfim, com a conclusão da última postagem do Especial vemos o reforço daquilo que já vimos em outras reclamações. Não faça pouco da inteligência, da preocupação ou dos sentimentos dos seus clientes. A sensação de ter sido enganado é uma das piores que uma pessoa pode ter de qualquer empresa.  

E percebemos que essa impressão depende não só do atendimento, mas da estrutura oferecida e das suas condições de utilização. É por isso que a limpeza corporativa deve ser ponto de atenção e prioridade para qualquer negócio. Em alguns segmentos, como vimos em nossa série de posts, o sucesso da empresa depende 100% da qualidade da higiene e contenção de contaminações.

Fica aí a nossa dica. Ter o cuidado de conhecer os princípios da higiene para empresas pode influenciar até mesmo em seus lucros e funcionamento.

 

ACOMPANHE O ESPECIAL SINAL DE ALERTA

Se você ainda não viu as postagens anteriores, confira as outras reclamações do Especial Sinal de Alerta. E fique atento em nossas redes sociais: breve, teremos mais alertas que te ajudarão a perceber os pontos de atenção da sua empresa.  

 

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