fbpx

Limpeza profissional de coworking: 3 áreas que merecem sua atenção

  • 21 de Novembro de 2018
  • Blog
  • por MPires

Nós passamos uma parte significa da rotina trabalhando: são 1711 horas por ano, de acordo com o Banco Central americano. Esse tempo prolongado em escritórios, salas comerciais e, principalmente, espaços de coworking, aumenta nossa exposição à sujeira acumulada no local e itens de trabalho.

Um ambiente sujo traz implicações graves para a saúde e a produtividade dos funcionários!

Mas como a sujeira pode interferir na produtividade? Quais são os pontos que mais precisam de atenção na hora da faxina? E o que é preciso fazer para melhorar a higiene nos espaços de trabalho? Continue lendo o texto que a MPires vai esclarecer essas e outras dúvidas!

 

 

Limpeza e produtividade em coworkings

 

Funcionários mais produtivos alavancam o potencial de uma empresa, fazendo cada hora de trabalho render muito mais. Mas para atingir alta produtividade, é essencial que o ambiente de trabalho esteja bem organizado e seja profissionalmente limpo.

Um local sujo favorece a proliferação de vírus, fungos e bactérias, que podem causar alergias, problemas respiratórios e outros males. Além de prejudicar a saúde da equipe e aumentar o número de faltas, isso impacta negativamente a qualidade do trabalho.

Nos espaços de coworking, onde é grande o fluxo de pessoas, o prejuízo pode ser ainda maior. O problema desses espaços é, ironicamente, a maior vantagem que eles possuem: as coisas são compartilhadas! Embora isso alimente parcerias entre empresas e diminua os custos para todos, o uso compartilhado de ambientes, móveis e utensílios requer uma limpeza muito mais assídua.

 

 

As três áreas onde o perigo mora

 

Nesse contexto, existem algumas áreas que são críticas, isto é, precisam de uma atenção maior para com a limpeza. As principais são a copa e/ou cozinha, as áreas de relaxamento e convivência e, claro, os banheiros.

 

 

Cozinha

Limpeza de coworking - MPires. A atenção especial que a cozinha merece.

Muitos funcionários levam refeições para o ambiente de trabalho, utilizando os copos e talheres disponibilizados na cozinha do próprio coworking. Contudo, caso esses utensílios não sejam devidamente higienizados, um funcionário doente pode contaminar os talheres e, assim, afetar outras pessoas.

Isso é ainda mais provável em épocas de chuva ou no inverno, quando as pessoas costumam adoecer mais.

Além de deixar sempre disponível um lava-louças profissional, que aja como detergente e desinfetante, é essencial desinfetar as bancadas e superfícies, utilizadas para preparação de alimentos.

 

 

Área de convivência

Limpeza de coworking - MPires. A área de convivência bem preservada!

Estantes repletas de livros, puffs e “almofadões”: todos esses itens são praticamente marcas registradas dos espaços de coworking. As pessoas costumam descansar e bater papo com funcionários de outras empresas, fomentando possíveis parcerias e o compartilhamento do conhecimento.

Entretanto, os itens das áreas de convivência costumam passar muito tempo sem uma limpeza profunda, acumulando poeira e ácaros.

A poeira em excesso pode incitar alergias, causar gripe, sinusite, dor de garganta e até mesmo pneumonia. Os ácaros também podem causar doenças alérgicas, como rinite e asma, assim como dermatites e outros tipos de irritações cutâneas.

 

 

Banheiros

Limpeza de coworking - MPires - Banheiros!

Quem já teve que utilizar um banheiro público ou mal higienizado sabe o quanto a situação é constrangedora. Além do desconforto, banheiros sujos são o lar perfeito para micróbios, expondo as pessoas ao risco de uma contaminação.

Manter uma higienização adequada é um desafio para os coworkings porque, em primeiro lugar, eles recebem diversas empresas e visitantes. É um alto fluxo de pessoas de perfil bem variado, o que exige atenção constante para garantia da limpeza adequada. Além disso, muitos coworkings operam 24h, exigindo um esforço prolongado das equipes responsáveis.

 

 

Ambiente profissional exige limpeza profissional.

 

Tudo isso leva a uma conclusão: para que banheiros, áreas de convivência, cozinhas e demais espaços de trabalho estejam adequados ao seu uso, é preciso aplicar o tripé da limpeza profissional:

  1. Produtos profissionais

  2. Rotinas de limpeza

  3. Equipamentos adequados e funcionários devidamente treinados

 

Assim, você aumenta a eficiência dos processos de limpeza e garante segurança e conforto para todos, podendo até economizar gastos!

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de coworking, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor