fbpx

O que é senso de limpeza?

  • 26 de Julho de 2017
  • Blog
  • por MPires

Você já deve ter ouvido falar da metodologia 5S, uma forma de organizar e melhorar o seu dia a dia no ambiente de trabalho ou até mesmo a sua vida pessoal. Essa metodologia tem forte relação com a filosofia Kaizen. Se você nunca ouviu falar disso, ou se precisa relembrar, pause um pouco essa leitura e descubra os 10 mandamentos para melhorar seu rendimento.

 

Com foco na eficácia e no esforço conjunto de todos os funcionários da empresa, o 5S é a união de 5 palavras que orientam a metodologia: Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina. Cada senso tem relação direta com os demais, o que é fácil de entender, mas pode ser muito difícil de aplicar sem uma orientação adequada.

 

A DISCIPLINA COMO CONDIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO 5S

Primeiramente, para estruturar a metodologia e obter a qualidade total de todos os processos, o sistema 5S deve ser um trabalho permanente. Após começar a ser aplicado, o sistema passa a fazer parte da rotina da empresa, funcionando de maneira cíclica e contínua.

 

Cada parte do processo tem uma finalidade e deve ser ensinado a todos e aplicado individualmente, independente de cargos e hierarquias. É nesse ponto que a disciplina comanda qualquer processo!  Não é à toa que o senso de autodisciplina é também o senso que sustenta direta e indiretamente todos os demais.

 

Quando se alcança a autodisciplina, o indivíduo não precisa mais ser ensinado a seguir um processo ou mesmo incentivado a realizá-lo buscando um benefício pessoal. Aqui, ele já faz todo o seu trabalho respeitando cada passo do 5S de forma natural e contínua, buscando melhorar o que for possível.

 

O SENSO DE LIMPEZA PARA UMA EMPRESA SAUDÁVEL

SENSO DE LIMPEZA - ENTENDA O QUE É

Com a autodisciplina bem desenvolvida, fica mais fácil manter a empresa organizada e produtiva. E o senso de limpeza é essencial para isso. O seu objetivo principal é garantir a higiene no ambiente corporativo e o bem-estar de todos que compartilham esse espaço. Para isso, é necessário o esforço de cada funcionário, para deixar limpo e organizado o seu próprio espaço de trabalho.

 

Mesmo quando a limpeza é feita por um empregado designado, ela deve ser mantida também por aqueles que desfrutam dos seus benefícios. Não é porque alguém limpará depois, que há razão para que os empregados sujem ou não se preocupem em manter a limpeza do ambiente.

 

Como você percebe, o senso de limpeza tem relação direta com os demais: de um lado, ele promove o senso de utilização (o uso do que é necessário na quantidade necessária) e o de organização (um ambiente desorganizado raramente está limpo). Ou seja, o que está limpo se mantém melhor organizado, reduz o desperdício e a necessidade de limpeza pesada.

 

Assim, por outro lado, o senso de limpeza também favorece o senso de saúde , propiciando bem-estar para toda a empresa e elevando até o ânimo dos funcionários durante seu período de trabalho. E é tornando funcionários saudáveis, físico e psicologicamente, que um dos maiores benefícios do senso de limpeza é garantir também a saúde econômica da empresa.

 

Quer saber mais sobre o senso de limpeza e aprender a aplicar rotinas
que garantem a melhoria contínua da sua empresa?


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor