Das pequenas às grandes empresas, todas realizam um processo primordial, diário e obrigatório: a higienização. Do chão dos banheiros às mãos dos funcionários, seja na lanchonete ou na indústria, manter uma rotina de limpeza e organização é essencial à saúde não apenas dos empregados e consumidores, mas do seu negócio. E é aí que a limpeza profissional se difere da higienização comum de ambientes.
Além da fiscalização da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – que vai da produção à distribuição de produtos, os consumidores também estão cada vez mais atentos. E eles têm nas redes sociais (como o Facebook e o Reclame Aqui) e canais de denúncia (como o Disque Saúde 160) os mecanismos perfeitos para expor os problemas das empresas que não seguem um padrão de higiene profissional.
Vale lembrar que todo padrão é uma questão de educação e cultura organizacional. Uma empresa despreparada para planejar e executar uma higienização eficaz pode ser desestruturada por um mero desleixo. Afinal, um ambiente de trabalho desorganizado e sujo gera empregados estressados, desengajados e doentes. E você sabe: funcionários em situação desconfortável são o ponto de partida para uma avalanche de resultados negativos.
Por isso, é preciso ficar de olho nos aspectos que podem ajudar a manter a saúde física e econômica da sua organização. Basicamente, são 4 pilares que podem tornar a limpeza profissional um apoio estratégico para o seu negócio.
Se falamos de limpeza (e se estamos habituados ao processo), automaticamente lembramos de água. Mas hoje é impossível não pensar também na redução do seu consumo e no combate ao desperdício. Infelizmente, quase 40% de água potável ainda é perdida hoje no Brasil, somente na sua distribuição. Nessa luta constante pela economia de água em todos os setores, as empresas precisam rapidamente se organizar, melhorando seus processos e conscientizando seus colaboradores e até mesmo seus clientes.
A higienização profissional ajuda não somente na redução do consumo de água e prevenção do desperdício. Poupa também outros recursos como papel e energia. E essa economia vai além do benefício ambiental. Representa também uma importante contribuição financeira e operacional para o seu negócio. E é comprovado: com a utilização de tecnologias sustentáveis, equipamentos mais duráveis, produtos de maior rendimento e eficácia, juntamente com o treinamento constante da sua equipe, sua empresa tem uma higienização mais eficiente e uma considerável economia de custos e recursos.
Quando se fala de limpeza profissional, qualidade e economia estão do mesmo lado da moeda. Pense por exemplo que, se os produtos que a sua empresa utiliza não garantem a eficiência prometida na primeira aplicação, você pode estar gastando o dobro tendo que reaplicá-los (inclusive o dobro do tempo da sua equipe). Ou então, você está deixando acumular resíduos que, futuramente, podem gerar dores de cabeça para a sua organização.
Produtos de higiene e limpeza fora das normas de regulamentação e das exigências de certificações internacionais podem causar problemas ambientais. E a falta de equipamentos adequados coloca em risco seus empregados, podendo causar problemas trabalhistas. Fora isso, a manipulação incorreta de materiais de limpeza pode deixar resíduos em produtos, prejudicando a saúde dos consumidores. Por isso, a preocupação com a qualidade tem que estar em todos os pontos. Na escolha dos produtos de limpeza adequados, na instalação e utilização dos equipamentos corretos e na capacitação dos colaboradores. Este é o próximo ponto que a sua empresa precisa observar.
Assim como você usa escovas diferentes para cada parte do seu corpo, sua empresa também precisa de equipamentos específicos para cada ambiente. Isso é óbvio, mas nem sempre é lembrado. Utilizando os equipamentos certos, você assegura mais economia de água e produtos, oferece mais praticidade e conforto aos profissionais de limpeza, ganha tempo e produtividade no seu dia a dia e ainda conserva melhor o seu patrimônio. Não se esqueça disso! Escolha os equipamentos mais adequados aos fins e aos locais a que eles se destinam. Existem inúmeras marcas com custos e especificações variados. Conte com uma consultoria especializada em higiene profissional e descubra os equipamentos mais indicados para o seu negócio.
Produtos e equipamentos especializados dependem do manuseio e dos cuidados adequados para a máxima segurança, eficiência e rendimento na sua utilização. Por isso, os profissionais que cuidam da limpeza devem estar devidamente capacitados. E essa responsabilidade também é do gestor, afinal, a rotatividade da equipe e a própria rotina da empresa exigem treinamentos constantes e uma estrutura de apoio sempre disponível para manter um alto padrão de higienização. Vale a pena investir nisso? Claro que sim.
Profissionais capacitados e bem orientados protegem a própria saúde, a dos outros funcionários, dos clientes e da própria organização. E quando eles sabem o quanto isso é importante, desenvolvem um olhar vigilante prevenindo problemas de higiene e ajudando a preservar também o patrimônio e a imagem da sua empresa.
Agora que você já conhece os pilares, faça um check-up da higiene do seu negócio e garanta a saúde e a qualidade de vida do seu corpo empresarial.