fbpx

OSDs – O que são e como evitá-las com a higiene profissional

  • 16 de Novembro de 2017
  • Blog
  • por MPires

Causa de grande desconforto para funcionários e uma das maiores fontes de gastos para empresas, as OSDs ainda não são vistas como doenças passíveis de prevenção. Isso se deve principalmente à falta de informação e falta de treinamento. Mas o que são as OSDs? Como e por que a limpeza profissional pode ajudar a diminuir sua incidência? Entenda com a gente, a seguir.

 

OSD – DOENÇA DE PELE OCUPACIONAL

As OSDs (occupational skin disease), são todas as doenças de pele causadas por processos ocupacionais do paciente. Também conhecidas como dermatoses ocupacionais, atinge principalmente funcionários do segmento industrial ou da área de construção e manutenção veicular. Com causas diretas ou indiretas, são todas as alterações das mucosas mantidas ou agravadas durante a atividade profissional ou no ambiente de trabalho.

  • CAUSAS DIRETAS E INDIRETAS DAS OSDs

As dermatoses de origem indireta, são causadas por questões genéticas ou predisponentes dos trabalhadores. Já as de causas diretas estão ligadas a agentes químicos, físicos ou biológicos presentes no ambiente de trabalho ou no processo laboral, que causam alterações na pele. As OSDs de causa direta, devem ser acompanhadas e prevenidas de perto pelos empregadores, com participação ativa dos funcionários envolvidos.

 

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Um dos maiores problemas entre as dermatoses ocupacionais é a falta de prevenção. Muitos funcionários acreditam que produtos tradicionais fortes, compostos por ingredientes tais como destilados e derivados de petróleo e outros solventes, são mais eficientes para a higiene das mãos durante o trabalho. Porém, esses produtos ressecam e irritam as mãos rapidamente. Essa exposição prejudica a camada externa da pele, aumentando as chances de ressecamento, rachaduras e sangramento.

Além disso, equipamentos de proteção que também servem como prevenção (EPIs), quando usados por longos períodos, também podem causar problemas. Devido ao uso de luvas, as mãos podem ficar rapidamente enrugadas, sensíveis e ressecadas e, por causa do acúmulo de umidade, podem servir de abrigo para bactérias e provocarem infecções fúngicas nas mãos.

Então como se proteger de maneira efetiva o funcionário, fazendo da prevenção uma rotina? O uso de produtos qualificados e produzidos especificamente para o segmento se tornam então um imperativo.

 

PROTEÇÃO PROFISSIONAL

É aí que a limpeza e higiene profissional entram em cena. Com pesquisas e testes constantes, é cada vez mais fácil encontrar produtos especializados em higiene e proteção da pele no setor industrial. Mais do que limpar, a maioria dos produtos contém matéria prima que protege e fornece restauração à pele.

Mas que processo adotar para que a proteção vire um processo diário dentro da empresa? Para combater e prevenir de maneira profissional, é necessário que todo empregador certifique-se que os trabalhadores dispõem dos seguintes produtos no local de trabalho:

1 – Creme pré-trabalho:

Os empregadores devem fornecer e incentivar os funcionários a aplicar um creme de proteção pré-trabalho antes do início das atividades do dia. Além de promover a proteção da camada externa da pele, os cremes pré-trabalho podem ser aplicados mesmo com o uso das luvas para evitar irritação da pele. Certifique-se que o creme fornecido não seja gorduroso e também compatível com o uso de luvas de látex e nitrilo. Além de tornar a pele mais macia e saudável, o creme também torna mais fácil a limpeza no final do dia de trabalho.

2 – Um produto de limpeza eficaz:

Ao longo do dia, os trabalhadores devem usar um produto que remova a sujeira pesadas, mas que seja suave e hidratante. Cuidado com os produtos de higiene que contêm borax (borato de sódio), pedra-pomes e outros ingredientes que podem danificar a barreira natural da pele. Em vez disso, procure produtos de limpeza que utilizam ingredientes alternativos e materiais de bio-abrasivos, como farelo de milho, caroços de azeitonas e casca de nozes moídos.

3 –  Um creme restaurador.

Por último, deve ser fornecido um creme pós-trabalho que promova a cicatrização e regeneração da pele. Procure cremes sem corantes, de rápida absorção. Os produtos devem ainda estimular a reparação natural da pele levemente danificada e possuir ingredientes hidratantes.

 

USE MARCAS DE CONFIANÇA

Algumas marcas têm se especializado na fabricação de produtos de alto desempenho e mais rentabilidade para as empresas. Procure sempre os distribuidores que trabalhem com marcas reconhecidas e que investem em pesquisa e análise. Na MPires, a parceria com a Deb e a linha Stoko é a garantia de proteção e saúde dos funcionários de nossos clientes. Fale com um consultor e entenda o que garante o sucesso dessa parceria. Proteger os funcionários, além de de garantir seu bem-estar, evita ainda os gastos com faltas e tratamentos. Não deixe para depois o que garante a qualidade de sua empresa.


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor