fbpx

VERÃO: SOL, CALOR E MUITO CUIDADO COM A HIGIENE DOS HOTÉIS

  • 9 de Janeiro de 2019
  • Blog
  • por MPires

No turismo, a boa aparência e o conforto dos hotéis podem ser mais importantes até mesmo que a sua estrutura. Afinal, a influência disso na experiência dos hóspedes é marcante e, frequentemente, compartilhada em sites de viagens e redes sociais. Um simples deslize pode gerar um comentário negativo, que pode viralizar e prejudicar veemente a reputação do hotel. Todo cuidado é pouco.

 

Agora imagine isso no verão, sinônimo de alta temporada e elevadas taxas de ocupação e rotatividade nos hotéis e pousadas. O cuidado no atendimento deve ser redobrado, principalmente quando o assunto é a higiene do hotel. Um ambiente sujo e descuidado afasta tanto os clientes que foram, quanto aqueles que ainda estão pesquisando onde se hospedar.

 

Então, se você atua no ramo hoteleiro, pense não apenas que o maior número de hóspedes pode multiplicar sua receita. Pense também que isso só será possível com uma administração que atente para a excelência da higienização nos mínimos detalhes. Quer umas dicas? Continue com a gente para ver como não esquentar a cabeça logo na estação mais quente e movimentada do ano.

 

Como otimizar a limpeza na alta temporada

O maior fluxo de clientes traz a necessidade de maior agilidade na higienização. Isso afeta todas as áreas do hotel. Seja na troca das roupas de cama, limpeza dos quartos e banheiros ou áreas de lazer e cozinhas. É aí que muitos estabelecimentos pecam, perdendo a eficiência na limpeza com o menor tempo para essa função. E isso não se resolve somente aumentando a equipe nesses períodos de maior movimento: é preciso treinar corretamente e equipar adequadamente quem fará o serviço. Essa deve ser uma preocupação constante, seja nas pequenas pousadas ou nas grandes redes de hotéis.

 

Por isso, a primeira dica é dar capacitação e auxílio permanentes às equipes responsáveis pela limpeza. Quem assume essa função deve estar sensibilizado para a importância que ela tem. E, claro, deve estar devidamente capacitado para o trabalho. Isso garantido, a necessidade de reorganizar turnos ou de aumentar o pessoal encarregado de limpeza pode ser atenuada e até mesmo evitada. No final, é mais economia para o hotel, sem comprometer a experiência dos hóspedes.

 

 

Cuidados de limpeza nos quartos

O quarto deve ser, sem dúvidas, o principal foco de preocupação e cuidado do hotel com a higiene. Como já dissemos, com a elevada rotatividade, especialmente no verão, o tempo disponível para a limpeza é drasticamente reduzido. Esse é um ponto tão crítico, que já fizemos um texto falando especificamente sobre o assunto. Veja e saiba como melhorar a limpeza das suas acomodações.

 

 

Melhorando a higiene nas cozinhas

As cozinhas e restaurantes dos hotéis estão entre as áreas mais afetadas com o aumento da temperatura. No verão, o calor eleva consideravelmente a proliferação de fungos e bactérias, aumentando igualmente o risco de contaminação. Assim, as condições de armazenamento, preparo e conservação dos alimentos devem ser minuciosamente analisadas. A presença de apenas uma bactéria pode gerar uma série de intoxicações alimentares entre seus hóspedes. Para famílias com crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada, pense no perigo que isso pode representar.

 

O calor também pode trazer uma quantidade maior de insetos para os estabelecimentos. Podem surgir, inclusive, animais de maior porte e transmissores de doenças, como é o caso dos ratos. Para lidar com isso, não basta realizar os processos de dedetização. É preciso armazenar impecavelmente os alimentos e manter os estoques bem limpos.

 

Também é essencial usar produtos mais eficientes na remoção de gorduras, para agilizar a limpeza de pratos, talheres e copos utilizados pelos hóspedes. Lembrando sempre de higienizar toda a área do restaurante, o que vai muito além do que está à vista.

 

 

Não esqueça das áreas de lazer

Para terminar, fique atento também às áreas de lazer e convivência externas, que se tornam ainda mais atrativas no verão. Elas podem ficar constantemente molhadas, seja pela presença de duchas e piscinas ou pela ocorrência de chuvas. Pense, por exemplo, nas beiradas das piscinas: várias pessoas e pés descalços em contato com o chão, que pode ser utilizado como assento. É o verdadeiro paraíso para a proliferação de micro-organismos.

 

Enfermidades como micoses e fungos, viroses como conjuntivite, além de surtos de dengue são evitáveis com melhores cuidados de limpeza. Imagine se os seus hóspedes adoecerem por algo que aconteceu no seu hotel?  Além do prazer deles viajarem ser comprometido, as suas receitas também serão.

 

Com tudo isso, fica mais do que clara a importância da higiene de hotel especialmente em altas temporadas. Já pensou no assunto? No seu hotel está tudo certinho? Se quiser verificar, siga este checklist básico da higiene corporativa.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de hotéis, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor