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3 Problemas de limpeza em supermercados

  • 12 de Julho de 2018
  • Blog
  • por MPires

A limpeza em supermercados é uma exigência cada vez maior dos consumidores e da sociedade. Não é raro aparecerem notícias de supermercados sendo fechados pelas autoridades competentes. Casos como este, em que o supermercado tinha produtos vencidos há mais de um ano, preocupam muitos consumidores. E com razão, afinal, representam um sério risco à saúde pública.

Mas para os donos dos supermercados, a preocupação é ainda maior: segundo a mesma notícia, as portas do estabelecimento foram temporariamente fechadas e 3 toneladas e meia do estoque foram apreendidas. Além disso, a proprietária foi presa por crimes contra relações de consumo. Preocupante, não?

Agora, junte isso ao impacto na imagem do negócio, que foi profundamente manchada e pode levar anos para ser restabelecida. O prejuízo pode ser incalculável. E sabe o que mais? Em muitos desses casos, as consequências são provocadas por simples descuidos com a higiene e a limpeza.

Portanto, ficar atento é tão importante para a segurança do negócio, quanto dos funcionários e também dos consumidores. Aliás, são eles os primeiros fiscais que estão diariamente nos supermercados, sempre de olho em qualquer deslize.

Por isso, neste texto falaremos sobre 3 problemas de limpeza que podem ser facilmente evitados, para não levar seu supermercado às manchetes. Leia para poder se prevenir!

 

 

1) Uso de produtos de limpeza domésticos

 

Os supermercados possuem um grande fluxo de pessoas percorrendo seus corredores. São crianças, adultos, idosos e muitos desses clientes já podem chegar com algum problema de saúde. Além disso, esses estabelecimentos comercializam todo tipo de produtos, incluindo artigos que podem ser tóxicos. Combinando uma coisa com a outra, é possível imaginar os riscos de contaminação nesses estabelecimentos. Por isso, é preciso todo cuidado com a higiene, evitando fazer a limpeza, por exemplo, com produtos de uso doméstico.

Os produtos domésticos não apresentam a mesma eficácia que os produtos profissionais (às vezes, não possuem eficácia alguma!). Ao utilizá-los, o supermercado tem uma sensação de proteção que não se confirma. A limpeza não acontece ou se mantém como deveria.

Mas por quê? Pela formulação e diluição desses produtos, que nem sempre são adequadas às necessidades dos supermercados. E isso é ainda mais acentuado em setores críticos, como de pães e carnes.

 

Mas o produto domestico é ruim?

Não, o produto doméstico não é ruim, apenas tem o seu uso correto. Os produtos de limpeza doméstica, se usados para fins especializados, podem permitir que os produtos à venda se deteriorem, afetando a saúde do consumidor. Um prejuízo e um risco para quem vende e para quem compra, como já alertamos neste outro texto.

E falando em prejuízo, o uso de produtos domésticos ainda pode causar a quebra de estoque, quando os produtos saem da gôndola para fazer a sua própria limpeza. Ao fazer isso, o supermercado perde duas vezes: perde deixando de vender esses produtos aos consumidores, o que reduz o seu lucro. E perde usando produtos de menor eficácia e rendimento do que os produtos de limpeza profissional, o que aumenta os seus custos.

Sim: ao contrário do que o senso comum prega, os produtos domésticos podem acabar saindo mais caro! Produtos profissionais estão disponíveis em altas concentrações, mantendo-se eficientes mesmo em diluições maiores. Existem até produtos que associam o poder de limpeza do detergente com a descontaminação do desinfetante, aumentando ainda mais as relações de custo-benefício.

E se você tiver com dúvidas, a MPires pode lhe ajudar a escolher os produtos de limpeza essenciais para um supermercado.

 

 

2) Descuidar da limpeza dos estoques

 

Pelas denúncias dos consumidores à Vigilância Sanitária, percebe-se que uma das suas maiores preocupações é a conservação dos produtos. É o caso de carnes e laticínios, que podem se estragar facilmente, se as condições de armazenamento não estiverem adequadas.

 

Perecíveis

Para mantê-los próprios para consumo, longe da ação de enzimas e microrganismos, é preciso deixar a temperatura baixa e estável, evitando o degelo. Pensando nisso, a manutenção assídua dos refrigeradores, que pode parecer uma despesa adicional, é essencial para prevenir imprevistos e garantir a qualidade dos produtos.

Porém, na busca desmedida por reduções de custos, alguns mercados não realizam uma manutenção adequada dos seus equipamentos. Outros costumam até desligar os seus freezers durante a madrugada para diminuir a conta de luz. Essa prática já é suficiente para uma interdição da ANVISA pelo risco de contaminação dos alimentos, podendo gerar prejuízos bem maiores que a economia na energia.

 

O processo de limpeza do estoque

Outro problema muito comum e que está relacionado com a conservação dos produtos é a limpeza do estoque. Essa é uma das áreas mais críticas para os supermercados, embora seja uma das que recebe menos cuidados. Tenha muita atenção com isso! Não se pode preocupar apenas com a higiene das prateleiras, porque elas ficam à vista do consumidor. Nesse caso, o que o cliente não vê, o supermercado também sente. Afinal, produtos armazenados sem a devida higiene são um passo certo para o desastre.

Estoques limpos e organizados garantem a disponibilidade de um bom mix ao consumidor, além de evitar prejuízos para o estabelecimento. Nesse sentido, a escolha do local e forma de armazenamento dos produtos é tão importante quando os cuidados diários com a limpeza.

 

A rotina no processo de limpeza do estoque

Uma rotina bem definida de higienização evita que sujeiras e restos de alimentos se acumulem, atraindo insetos e roedores. Esse risco é muito provável, diante da quantidade de produtos estocados e sua intensa movimentação, o que pode danificar embalagens. O perigo dos ratos é ainda maior, porque são vetores de várias doenças e podem abrir caminho para outras pragas. Quando menos se espera, esse vacilo pode levar à perda de parte considerável dos produtos, comprometendo o abastecimento das gôndolas.

Por outro lado, a limpeza frequente ainda permite identificar pontos de umidade onde podem surgir fungos e mofo, o que também inviabiliza a comercialização das mercadorias. E, mesmo que o produto em si esteja preservado, um simples rótulo estragado já impossibilita a sua venda. Mas se uma infiltração é rapidamente localizada, também é corrigida com menor gasto de tempo e dinheiro. Ou seja: conservando bem os seus estoques, o supermercado conserva também o seu patrimônio e os seus lucros.

 

 

3) Baixa manutenção das gôndolas

 

A atratividade das gôndolas, evidentemente, está relacionada ao sucesso de um supermercado. Mas, para ter uma gôndola atrativa, é necessário cumprir uma série de exigências, tais como: oferta satisfatória de produtos, preço justo, promoções instigantes e uma disposição visual agradável e estratégica.

Contudo, até mesmo as gôndolas, que possuem esse importante papel de conduzir o público ao consumo, acabam sendo deixadas de lado na limpeza de muitos estabelecimentos. Gôndolas sujas, mal etiquetadas e com uma disposição de produtos pouco atrativa desestimulam a compra e podem até afastar a clientela. Isso é tão importante, que já escrevemos um texto com 5 dicas para manter a limpeza nas gôndolas dos supermercados.

 

Quais setores a limpeza é mais importante?

No setor de hortifruti principalmente, a limpeza das gôndolas se mostra cada vez mais crucial: 57% dos consumidores já prefere comprar frutas e leguminosas em supermercados, de acordo com pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) em conjunto com o Ibope Inteligência.

Mas, por estarem expostas às impurezas do ambiente, frutas e verduras estão entre os produtos que mais sofrem com o armazenamento inadequado e gôndolas mal higienizadas. Para oferecer hortifrutis de qualidade, que conseguem disputar consumidores em um mercado bastante competitivo, é essencial que as gôndolas estejam sempre limpas, e a melhor forma de fazer isso é com uma manutenção proativa.

Para tanto, é importante que o seu supermercado tenha uma equipe de limpeza bem treinada. Ele deve conseguir identificar os pontos de sujeira e fazer o serviço com rapidez e eficiência ao longo do dia. Afinal, enquanto o funcionário faz a limpeza, os clientes ficam impossibilitados de frequentar o setor. Se possível, é recomendável até investir em máquinas de limpeza, como varredeiras e lavadoras de piso. Elas tornam o trabalho mais ágil e eficaz, aumentando a produtividade da equipe e evitando desconforto para os consumidores.

 

Limpeza profissional: a melhor solução para esses problemas.

 

Os 3 problemas apresentados aqui se relacionam diretamente com o tripé que sustenta a limpeza profissional.

São eles:

  • Produtos profissionais e eficazes
  • Rotinas inteligentes
  • Profissionais bem treinados

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de supermercados, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

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