fbpx

Escolhendo o desinfetante correto para sua veterinária

  • 21 de Junho de 2018
  • Blog
  • por MPires

Há anos a indústria pet brasileira está se expandindo. No ano passado, em meio a uma recessão histórica, o setor cresceu 7%. A razão é simples: de acordo com o IBGE, o Brasil tem a quarta maior população de animais de estimação do mundo, com 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. Em Minas Gerais, estado com maior número de lares com cachorros do país, as lojas para animais de estimação, pet shops e clínicas veterinárias espalharam-se pela capital. Existem até padarias pet que vendem vinhos, pães e panetones para os pequenos animais.

 

Com tantos animaizinhos circulando pelas lojas, a preocupação com a limpeza é ainda mais necessária, visto que o risco de doenças e infecções também aumenta. Não à toa, esse boom da indústria pet atingiu também as opções de limpeza para as clínicas veterinárias e pet shops, com diversas empresas oferecendo novos produtos e serviços.

 

Por isso, vamos apresentar nesse texto algumas dicas e produtos para garantir um ambiente higiênico e seguro. Não só para os pets da sua clínica, mas também para os colaboradores que vão cuidar deles. Vamos lá?

 

 

Esterilização e Desinfecção em clínicas veterinárias

 

duocide plus

Duo-cide Plus. Desinfetante seguro para animais e de alta concentração.

 

As clínicas veterinárias que oferecem o banho e tosa chegam a atender até 30 animais em um único dia. Embora seja um processo relativamente simples para os cachorros, pode ser bastante traumático para os gatos, que costumam realizar apenas o corte das unhas. Para isso, utiliza-se o alicate, um instrumento que necessita ser esterilizado antes de cada uso.

 

A esterilização difere da desinfecção pois, além de eliminar bactérias, fungos e vírus, também atinge os esporos bacterianos. Dessa forma, ao esterilizar o alicate, você elimina toda a vida microbiológica presente na ferramenta. Similarmente, as tesouras de corte também precisam ser esterilizadas. É até recomendado que as clínicas de grande porte adquiram a autoclave, uma câmera de pressão que esteriliza os utensílios, expondo-os a vapor d’água na temperatura de 121º Celsius por 15 a 20 minutos.

 

O Duo-cide Plus é um desinfetante de alta eficiência – o que reduz o custo da limpeza – à base de Quaternário de Amônio. Isso significa que ele não traz riscos à saúde dos bichinhos nem ao meio ambiente, sendo utilizado até em maternidades. Ele também é ideal para realizar a desinfecção de pentes e outros acessórios das máquinas. O produto possui uma diluição única, de 1 parte do produto para 100 partes de água, e sua solução deve ser aplicada com panos ou esponjas. Logo após a aplicação, retire o excesso do produto com um pano limpo (não é necessário o enxágue).

 

Novamente, destacamos que é necessário higienizar completamente todos os materiais utilizados entre cada tosagem. Caso a máquina de corte não esteja corretamente higienizada, por exemplo, é possível que ela contamine os animais tosados. Se eles estiverem com a vacinação vencida, ou com seu sistema imunológico enfraquecido, o resultado pode ser catastrófico. E isso vale tanto para o pet, quanto para o seu negócio, cuja imagem seria profundamente afetada.

 

 

As gaiolas para animais

 

A gaiola é o pequeno domicílio do animal e devemos cuidar da casa deles assim como cuidamos da nossa. Antes de abrigar qualquer pet, é preciso desinfetar completamente a gaiola. Porém, visto que tanto gatos, como cachorros podem lamber partes da gaiola, ou ter reações alérgicas aos produtos de limpeza utilizados, é extremamente importante utilizar apenas produtos adequados!

 

Para a higienização das gaiolas, mais uma vez recomendamos o Duo-cide, cuja versatilidade constitui outro ponto positivo do produto: para atender suas necessidades, você pode fazer uma compra maior e de melhor custo x benefício, aumentando assim sua economia! Novamente, realize a aplicação com uma esponja e remova o excesso com um pano limpo.

 

Caso você faça uso de outro desinfetante, é preciso ver se ele é seguro para animais. Um jeito simples de fazer isso é verificando o rótulo e as informações técnicas. Inclusive, isso é recomendado para qualquer produto de limpeza, pois você saberá qual a diluição correta, assim como outras recomendações para o uso. Se nas instruções de uso constar que é necessário o enxágue após a aplicação do desinfetante, certifique-se fortemente de enxaguar a gaiola! Caso o contrário, o produto pode corroer o metal das grades, ou pior: irritar as vias respiratórias do animal.

 

 

E quanto ao chão em clínicas veterinárias?

Oxivir Five 16 Concentrate, especializado na desinfecção de superfícies em ambientes hospitalares. Baixe o nosso ebook e saiba mais sobre o Oxivir

 

Embora sejam divertidos, espontâneos e ótimos companheiros, é fato que os animais costumam fazer bagunça, mesmo involuntariamente. Principalmente os filhotes! Uma das áreas mais afetadas pelos pequenos é o chão, que fica coberto de pêlos, resíduos biológicos e marcas de patas. Em situações como essas, o uso de produtos profissionais é ainda mais essencial, visto que são mais eficientes e mantém a área higienizada por mais tempo. Esses produtos também facilitam a limpeza para os seus funcionários e reduzem gastos com manutenção, dois pontos muito positivos! O produto recomendado da vez é o Oxivir Five 16 Concentrate, desenvolvido pela Diversey e comercializado exclusivamente pela MPires em Minas Gerais.

 

Esse é um desinfetante hospitalar especializado para limpeza de pisos e superfícies em geral. Mas o seu uso não se restringe aos hospitais, sendo ideal também para pet shops, atendendo perfeitamente às suas necessidades. Para isso, o produto é aplicável em diferentes níveis de diluição. Na limpeza diária, é recomendada a proporção de 1:256 (ou 1:128, caso o chão esteja muito sujo). Para eliminação de vírus, dilua na proporção de 1:64; e, caso o objetivo seja a completa desinfecção da superfície, siga a diluição de 1:16.

 

Para aplicar o Oxivir, é recomendado o uso de um mop, esfregão especializado de alto desempenho que poupa tempo e energia durante a limpeza. Terminada a aplicação, basta isolar a área e deixar o produto agir até que o piso esteja completamente seco. Não é preciso nem enxaguar.

 

Essa recomendação serve para pet shops e também para lojas e estabelecimentos pet friendly, onde animais de estimação podem entrar. Aliás, com os animais cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, a tendência pet friendly se reforçou. E se isso atrai mais clientes, aumentam também os cuidados que se deve tomar com a limpeza.

 

Fica a dica para você. Agora que o segmento de veterinárias e pet shops está crescendo, é necessário ter ainda mais atenção com a higiene. Afinal, a melhor maneira de aproveitar as oportunidades é garantir a boa saúde dos animais e o bem-estar de quem cuida deles.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de veterinárias, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor