fbpx

A importância da limpeza profissional para a redução de infecções hospitalares

  • 13 de Junho de 2018
  • Blog
  • por MPires

É difícil imaginar que, há menos de 200 anos, nós não fazíamos a menor ideia de onde vinham as infecções. Mas no século XIX a humanidade obteve grandes conquistas no campo da microbiologia, importante para a prevenção das infecções hospitalares. Em 1847, Semmelweis reduziu drasticamente a infecção de pacientes ao tornar obrigatório aos médicos a simples lavagem das mãos. Em 1883, Pasteur e Chamberland desenvolveram a autoclave, que permitiu a esterilização de artigos cirúrgicos.

Apesar dos avanços, ainda hoje a sepse, ou infecção generalizada, é a doença que mais mata em UTIs brasileiras, chegando a 230 mil pacientes por ano. O dado se torna ainda mais alarmante ao lembrarmos que ela é uma doença passível de prevenção. A boa notícia é que esse cenário pode ser revertido quando os devidos cuidados são tomados, entre eles, a seriedade com que a limpeza é encarada.

 

A sepse é uma forma de infecção hospitalar. Ela é uma resposta sistêmica do organismo a uma infecção que pode ser causada por vírus, fungos, bactérias ou protozoários, provenientes de resíduos biológicos, como sangue, muco e urina.  As medidas básicas de higiene são umas das melhores formas de prevenir essas infecções e consistem na(o):

  • Correta higienização das mãos dos profissionais;
  • Limpeza e desinfecção do hospital, suas superfícies e equipamento médico;
  • Uso adequado das precauções de contato, como aventais, luvas e máscaras descartáveis.

A efetividade dessas medidas de higiene é potencializada quando junto a rotinas bem estabelecidas, processos rigorosos e produtos profissionais. Esses três elementos constituem o tripé no qual se apoia a Limpeza Profissional, a alternativa mais eficaz para garantir um ambiente seguro e higiênico para os funcionários, pacientes e acompanhantes.

E a boa higienização vai muito além da limpeza: ela é completa apenas quando a desinfecção é realizada corretamente. Conciliar essas duas funções acaba sendo um dos grandes desafios dos hospitais e centros de saúde, o que pode ser revertido. A limpeza profissional garante esses dois objetivos, eliminando todas as camadas de sujeira e os microrganismos patogênicos responsáveis pela transmissão das infecções hospitalares, além de outras enfermidades.

 

PREVENÇÃO NAS SUAS MÃOS

 

Infelizmente, com decorrer do dia-a-dia nas intuições de saúde, junto à elevada quantidade de pacientes, esses cuidados com a higiene acabam sendo deixados de lado. Isso traz consequências irreversíveis e letais, como demonstra o exacerbado índice de mortes anuais pela sepse. Irreversíveis apenas a partir do momento que são deixados de lado, porque quando realizados adequadamente podem prevenir o acometimento de milhares de infecções.

Se você é gestora ou gestor de tais instituições, reduzir essas consequências está nas suas mãos e vai depender do cuidado que vai ter com a higienização. E apenas possuir os padrões operacionais pré-estabelecidos (POPs) não assegura a limpeza ideal, já que muitas vezes eles não são seguidos à risca. Isso é especialmente preocupante em áreas críticas, como lavanderias hospitalares e UTIs.

 

FOCO NAS LAVANDERIAS, UTIs E LEITOS

 

As lavanderias hospitalares precisam de cuidados especiais, porque muitas vezes as roupas apresentam resíduos biológicos dos pacientes. O momento de recebimento e manuseio das roupas é, por sinal, de grande risco de contaminação: é necessário que o funcionário evite o contato direto, pois essa é uma forma fácil de contrair uma infecção. Além de serem utilizados os adequados produtos para a lavagem, o ambiente também deve ser higienizado com muita cautela e produtos profissionais.

O cuidado com os leitos também é indubitavelmente importante, por ser onde os pacientes passam a maior parte do seu tempo. Nas UTIs essa importância também é indiscutível, afinal, esse setor já exposto a dois dos fatores que mais estimulam a sepse no Brasil: a insuficiência de leitos, que prioriza os atendimentos mais graves e deixa muitos pacientes sem o tratamento necessário, e a falta de unidades intermediárias.

E é importante sempre ter em mente que nem todo resíduo biológico é visível. Microrganismos que causam risco à saúde certamente são imperceptíveis a olho nu, exigindo os processos adequados de desinfecção para serem eliminados, alcançados em sua maior eficiência com a limpeza profissional.

 

O SEU ESTABELECIMENTO PEDE O MELHOR!  

 

Quando o assunto é saúde, todo o cuidado é pouco. Nada de deixar a limpeza para depois e assegure de que ela sempre esteja entre as suas prioridades! A melhor forma de cuidar do seu hospital, funcionários e pacientes é investindo em produtos profissionais. Apenas eles oferecem toda a eficácia e segurança que o seu estabelecimento pede e merece, reduzindo consideravelmente a incidência das infecções.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene hospitalar, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 

 

 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor