fbpx

Limpeza profissional nas escolas: prepare-se para a volta às aulas!

  • 31 de Julho de 2018
  • Blog
  • por MPires

O mês de julho já se foi e, com ele, o tão querido recesso escolar. Mas uma coisa não pode ser deixada de lado, seja na educação infantil, no ensino fundamental e médio, em cursinhos preparatórios e de idioma ou nas faculdades: o cuidado com a higiene. Parece óbvio, mas a prática mostra que não é bem assim.

A escola é como uma segunda casa para aqueles que a frequentam. Tanto pelo longo período que passam diariamente em suas dependências, quanto pela convivência intensa que se desenvolve ali, ano após ano.

Portanto a limpeza constante e eficiente não é apenas uma necessidade sanitária para acolher bem quem frequenta a instituição. É também um sinal de respeito e compromisso com professores, alunos, funcionários e visitantes. E a manutenção dos ambientes limpos é algo que deve ser ensinado pelo exemplo, porque depende da cooperação de todos.

Mas como cobrar aquilo que não se pratica? Como ensinar a importância de zelar pelos espaços coletivos, se o que as pessoas observam ao redor diz o contrário? Uma escola suja, com má aparência, onde faltam produtos de higiene e sobram problemas de conservação, é incapaz de estimular os alunos a exercer o seu papel na coletividade.

Esse desleixo afeta também a satisfação e o rendimento dos colaboradores. E pode causar atritos até com os pais, que esperam que os filhos convivam num ambiente agradável.

Lembre-se que ambientes sujos e descuidados sinalizam desordem, atraindo comportamentos inadequados que levam a mais sujeira e, até, depredações. Em compensação, espaços limpos passam uma impressão de organização e segurança, incentivando os frequentadores a cuidarem melhor do ambiente.

Sabemos que essa manutenção diária não é fácil. Mas você pode ter ótimos resultados, se conseguir evitar alguns dos problemas de limpeza mais comuns nas escolas. Confira o texto e veja o que fazer.

 

 

Principais diretrizes para uma limpeza profissional em sua instituição de ensino

 

A escola é um espaço de aprendizado, de compartilhamento de conhecimentos e convívio coletivo. Justamente por isso, a conscientização para a manutenção da higiene deveria ser ainda maior no ambiente escolar. Conscientizar é necessário não apenas para facilitar a limpeza feita pelos funcionários. É também para trazer mais segurança e conforto a todos, formando alunos (e cidadãos) mais responsáveis.

Pensando assim, é possível aumentar a qualidade e a eficiência da limpeza na sua escola, agindo de forma estratégica. Comece pensando em 5 categorias:

    • ONDE: Identifique os diferentes espaços e pontos que vão demandar um processo de limpeza específico. Depois, agrupe-os para dimensionar o esforço a ser realizado em cada um deles. Por exemplo: sua escola tem x salas de aula, x janelas, x portas, x quadros, x corredores, x banheiros, x laboratórios etc.

 

    • O QUE: Para cada local, observe especificamente as necessidades de equipamentos e produtos de limpeza. Anote tudo o que você vai precisar: lixeiras, dispensers de papel, álcool em gel e sabonete líquido; vassouras, enceradeiras etc.

 

    • PORQUÊ: Enumere os fatores que provocam a sujeira dos principais ambientes. E analise quanto do trabalho estará a cargo da sua equipe, e como os alunos e professores podem contribuir.

 

    • COMO: Defina planos de ação e escolha os produtos, equipamentos e acessórios de limpeza corretos conforme as necessidades de cada ambiente. Além disso, treine e acompanhe os encarregados pela realização do serviço.

 

  • REVISÃO: Acompanhe os resultados da limpeza regularmente, colhendo feedback dos pais, alunos e funcionários. Verifique quais pontos precisam melhorar e se há necessidade de mais reforços na limpeza.


Essas são apenas algumas estratégias para ajudar a manter as escolas limpas e organizadas. Mas, como você já percebeu, são tarefas que exigem muito tempo e atenção. É justamente por isso que muitas instituições de ensino acabam pisando na bola com a sua própria limpeza e higiene. Portanto, se a sua escola tiver a dedicação necessária, com certeza vai se diferenciar positivamente diante de todos. Especialmente dos alunos, seus melhores garotos-propaganda.

Caso necessário, ofereça treinamento à sua equipe de higiene e avalie o custo – benefício da terceirização desse serviço. Outra dica valiosa é contratar uma consultoria especializada em limpeza profissional, que pode ajudar, inclusive, a decidir se compensa terceirizar.

Muitas empresas já utilizam essa consultoria, que faz a análise 360 dos ambientes para propor as soluções ideais de limpeza. Desde os produtos com melhor rendimento e eficiência, até as rotinas de higienização, o consultor planeja tudo para sua escola. Consequentemente, além de elevar o padrão de limpeza, você percebe uma redução de gasto com água e produtos de limpeza.


Cuidados Extras que devem ser tomados no dia a dia

 

Para complementar, alguns pontos que podem passar despercebidos na limpeza escolar, mas são básicos para o bem-estar de toda escola. Inclusive do seu caixa:

Controle de Infecções

O controle de infecções e uso de materiais de limpeza não tóxicos deve ser uma grande preocupação da equipe de limpeza. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) também é indispensável para a segurança e eficiência dos colaboradores dessa área.

Lavabos

Os lavabos, mictórios e vasos sanitários requerem uma limpeza profunda pelo menos a cada 2 meses. Para o dia a dia, utilize alvejantes e desinfetantes. Para sujeiras mais profundas, desincrustante ácido de alta performance ou limpador à base de peróxido de hidrogênio.

Lembre-se de observar também possíveis vazamentos nas válvulas de descarga e torneiras, que podem ser oriundos de sujeiras acumuladas.

Mobiliário e Quadros

Faça uma limpeza diária do mobiliário, que inclui as carteiras, mesas e quadro de aula. A cada quinze dias, é necessário eliminar manchas de pintura, tinta ou lápis, assim como aderências originadas de colas ou gomas de mascar.

Uma forma de aumentar o tempo de conservação é investir em móveis protegidos contra a tinta. E, claro, conscientizar os alunos quanto à importância de cuidar bem do mobiliário.

Quer saber mais detalhes para cuidar da limpeza da sua escola e quais os produtos mais indicados para isso? Confira aqui.

E se quiser o apoio de uma consultoria especializada em limpeza profissional, fale com a 

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de ambientes escolares, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor