fbpx

Limpeza no maternal: Uma preocupação cada vez maior para as escolas

  • 23 de de 2018
  • Blog
  • por MPires

Quem tem uma creche, maternal ou escolinha infantil já deve ter percebido uma coisa: limpeza e higiene são critérios cada vez mais cruciais na hora de escolher a primeira escola dos filhos. Por receber crianças na fase inicial de desenvolvimento, os perigos para a saúde e o bem-estar são potencializados nesse ambiente. Não é à toa que as viroses e outras doenças infecciosas são tão frequentes entre os alunos. Esses males tiram o sono dos pais e são um grande perigo para os pequenos, portanto, é fundamental se prevenir. As famílias já estão conscientes disso e cobram um crescente envolvimento das escolas. E você? Já pensou que boas condições de limpeza no maternal podem evitar a necessidade de uma série de remédios?

Neste texto, vamos mostrar porque essa preocupação com a higiene em creches e maternais é particularmente importante. E você também vai descobrir como a profissionalização da limpeza pode trazer segurança, conforto e tranquilidade aos pais, aumentando a confiança em sua escola.

 

 

A importância da limpeza em creches e maternais


Muitas crianças costumam entrar nas creches e maternais antes mesmo de chegar aos 2 ou 3 anos. Embora nessa idade elas já tenham alguma resistência, seus sistemas imunológicos ainda estão muito suscetíveis a infecções causadas por microrganismos. O contato aproximado e o uso compartilhado de objetos aumentam exponencialmente a chance de um aluno ser contaminado. E essa contaminação pode se espalhar rapidamente para outras crianças, se a limpeza da escola não for constante e aprofundada.

Por isso, é essencial a desinfecção rotineira das mesas da sala de aula, brinquedos e outros itens de uso comum. O cuidado na higiene dos pisos também precisa ser maior, pois crianças menores ainda brincam e engatinham muito no chão. E são elas que têm o costume frequente de colocar a mão na boca, elevando o risco de contrair infecções.

Isso reforça a necessidade de instruir as crianças o mais cedo possível sobre a importância de lavar bem as mãos. Esse hábito protege o aluno dos germes e protege também a escola do risco de disseminação de uma doença contagiosa. Mas nem todas as creches e maternais levam em consideração o seu papel pedagógico na criação dos hábitos de limpeza. Prova disso é que hoje 36% das pessoas não lava as mãos quando vão ao banheiro.

Para mudar os adultos no futuro, é preciso educar os alunos hoje! Isso deve começar já com a limpeza no maternal. Observando a sua escola sempre preocupada com a higiene, as crianças estão aprendendo que esse é o comportamento ideal. Um hábito que favorece a saúde delas, aumenta a tranquilidade dos pais e fortalece a imagem da sua instituição.

 

 

Na hora da refeição, ainda mais atenção com a limpeza


Se a sua escola prepara as refeições dos alunos, a atenção precisa ser redobrada! A intoxicação alimentar é extremamente perigosa para as crianças e o descuido com a higiene pode ser uma das causas. Qualquer deslize nisso expõe as pessoas a um risco evitável, colocando a sua escola na mira da vigilância sanitária. Não tenha dúvidas de que isso pode abalar seriamente a sua credibilidade e o relacionamento com os pais, levando à perda de clientes. Para se prevenir, algumas recomendações simples fazem muita diferença, como fornecer toucas e luvas para todos os funcionários da cozinha. Mas é preciso associar isso com a escolha de produtos profissionais de limpeza e uma rotina bem organizada de higienização.

 

 

Benefícios da profissionalização da limpeza


Para muitos pais, principalmente os de “primeira viagem”, todo cuidado com os filhos é pouco. E ambos estão ainda mais sensíveis quando chega o “ritual da separação”. Isso acontece exatamente no maternal, quando as crianças são deixadas com a escola.  Qualquer coisa que abale a confiança dos pais nesse momento provoca uma ansiedade que é sentida também pelas crianças. Então, se a sua escola não estiver limpa e organizada desde a entrada, a chance de construir qualquer vínculo é perdida ali mesmo.

Por outro lado, quando os pais encontram uma escola com aspecto e aroma agradáveis, isso já sinaliza que ali, seus filhos também serão bem cuidados. É como se diz: a primeira impressão é que fica. E se essa sensação positiva se repete todos os dias, em todos os espaços escolares, essa percepção só se reforça. Os pais ficam mais tranquilos e, consequentemente, as crianças também, o que facilita o trabalho de cuidar delas.

Mas o benefício de uma preocupação maior com a limpeza não é somente mandar uma mensagem positiva. Como já dissemos, boas práticas de higiene favorecem a saúde e o bem-estar dos alunos e de toda comunidade escolar. Assumindo esse compromisso, tenha certeza de que você está cuidando melhor das crianças e conquistando a confiança dos pais.

 

 

Como implementar a limpeza profissional:


Nesse ponto, você pode estar se perguntando porque falamos tanto em “limpeza profissional”. Simples: é que há uma grande diferença na maneira como as escolas entendem e atendem as suas demandas de higienização. E você já percebeu que a limpeza no maternal é particularmente importante.  

Contudo, a maioria das empresas pensa muito superficialmente na sua limpeza, o que aumenta seus riscos e, inclusive, seus custos. As escolas, infelizmente, não fogem dessa regra. E é por isso que você pode se diferenciar, adotando uma limpeza profissional. Para tanto, são necessários 3 fatores:

  1. Produtos eficazes e de alto rendimento
  2. Funcionários bem instruídos
  3. Rotinas de limpeza eficientes


Combinando essas orientações, sua escola eleva muito a qualidade da higiene e garante segurança e conforto para alunos e funcionários. Outra vantagem da limpeza profissional é um aumento na produtividade do serviço: mais agilidade na limpeza dos ambientes, mais economia na utilização de recursos.

Isso é possível porque produtos profissionais, como o desinfetante multiuso Alpha HP, possuem grandes concentrações de princípio ativo. E soluções como o sistema J-Flex garantem a dosagem exata, sem desperdício e sem contato com a pele na aplicação. Traduzindo: você mantém a eficácia na desinfecção mesmo em altas diluições, podendo reduzir seus gastos com limpeza.

A escolha dos produtos certos, claro, depende de uma série de coisas: do tamanho e características do espaço físico, do fluxo de pessoas, do tipo de serviço oferecido etc. Por isso, o primeiro passo é conversar com uma consultoria de limpeza profissional. Ela vai fazer um estudo da sua escola e montar um plano de ação com os produtos e rotinas ideais.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de maternais, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor