fbpx

Consultoria de limpeza para supermercados

  • 16 de de 2018
  • Blog
  • por MPires

Quem trabalha com supermercados varejistas sabe que as margens de lucro costumam ser baixas. Um dos grandes fatores que derrubam a lucratividade é a perda de produtos: de acordo com a Associação Brasileira de Supermercado (ABRAS), 2.26% de todo o faturamento é perdido com produtos que nunca chegam aos clientes! O desperdício de alimentos é ainda mais trágico no Brasil, onde 13 milhões de pessoas convivem com a fome.

Uma forma de reduzir essas perdas é melhorando as condições de estocagem, principalmente no que tange à limpeza. Por serem áreas inacessíveis ao consumidor, muitos supermercados costumam empregar menos esforços na devida limpeza dos seus estoques. Mas um ambiente sujo e repleto de alimentos é receita para infestações de ratos, baratas, aranhas e outras pragas. Além de prejuízo financeiro e quebras de estoque, isso ainda pode causar sérios problemas com a vigilância sanitária.

Neste texto, você conhecerá a consultoria de limpeza e como ela pode trazer eficiência e eficácia para seu supermercado.

 

 

O que são consultorias de limpeza?


Toda empresa precisa se preocupar com a limpeza e a higiene em suas dependências. As consultorias de limpeza são empresas que fazem dessa preocupação o seu core business. Elas tratam dessas demandas com uma abordagem profissionalizada e atendimento personalizado. Seu papel não é assumir diretamente os serviços de limpeza, como fazem as conservadoras. Sua contribuição começa antes disso e pode inclusive ajudar na decisão dos gestores de terceirizar ou não a limpeza. Ou seja, na prática, o foco da consultoria é mais amplo e bem mais estratégico para o seu negócio: envolve a indicação e o fornecimento dos produtos e dos equipamentos mais eficientes e seguros aos clientes. E contempla um acompanhamento técnico com orientações para os clientes otimizarem suas rotinas de higienização, ganhando produtividade e reduzindo desperdícios.

Um grande hipermercado, um supermercado de médio porte e uma pequena padaria podem se beneficiar igualmente desse serviço. Mesmo com características e necessidades diferentes, todos demandam alto nível de atenção com a higiene. A consultoria de limpeza identifica os processos e produtos mais recomendados para cada uma, em cada setor, com melhor custo-benefício.

 

 

Como atuam as consultorias de limpeza?

 

A primeira etapa do trabalho envolve uma análise das condições atuais de higiene e limpeza das empresas. Quais são os problemas e necessidades das diferentes áreas e atividades críticas? O estado atual observado está de acordo com as normas da ANVISA? Do contrário, quais são as medidas necessárias para atender tais exigências?

Feito esse diagnóstico aprofundado, a consultoria começa a elaborar as propostas para readequar a higiene da empresa. Como dissemos, cada área do supermercado tem as suas próprias demandas de limpeza e desinfecção. Algumas delas são particularmente importantes: entre as seções de maior rentabilidade, estão a padaria, hortifrúti e mercearia doce. Evitar perdas nessas áreas é ainda mais significativo, visto que elas oferecem as maiores margens de lucro no varejo alimentar.

Por isso, os consultores registram todas as observações a fim de elaborar uma rotina de limpeza tecnicamente segura e eficiente. A partir daí, eles podem indicar produtos especializados que serão mais eficazes para cuidados específicos, quando necessário. E também produtos de ampla utilização e grande rendimento, quando possível, viabilizando economia para compras em maior escala.

A consultoria também orienta os clientes na estocagem dos produtos recomendados e define as boas práticas em sua utilização. São duas questões que podem influenciar bastante nos lucros dos supermercados, mas que nem sempre são percebidas. De fato, armazenar adequadamente é uma forma de prolongar o tempo de uso dos produtos, evitando perdas e desperdícios. E garantir o uso correto, por sua vez, preserva a segurança dos colaboradores e dos clientes. Além disso, propicia a máxima rentabilidade dos produtos, sem perda de eficácia, pela aplicação sempre na diluição correta.

Mas o trabalho da consultoria de limpeza não se encerra por aí: uma vez implementado o plano de atuação, os clientes passam a ter o acompanhamento de um profissional especializado. Isso traz maior adaptabilidade ao supermercado, que está sempre buscando formas melhores de reorganizar os seus espaços. Traz agilidade, com respostas rápidas para novas demandas de limpeza. E economia, pela otimização de processos e pela utilização sempre dos produtos mais novos, rentáveis e eficientes para limpeza profissional.

 

 

Um supermercado profissional requer limpeza profissional!

 

Nesse momento você pode estar se perguntando, “mas contratar uma consultoria de limpeza não iria aumentar meus gastos?” Existe uma cultura empresarial muito forte que prega austeridade acima de tudo. Especialmente no varejo, em que a redução de apenas 1 centavo já exerce grande impacto no caixa.

Realmente, é importante ser frugal, ainda mais neste setor, cuja margem de lucro é tão baixa. Contudo, algumas vezes são feitas economias que acabam gerando prejuízos muito maiores no futuro.

Você pode apresentar um serviço excelente para 99% das pessoas. Mas basta uma queixa de um cliente, para o seu supermercado ser periciado pela ANVISA e ter as portas fechadas.

Por outro lado, não é só pelo ganho de segurança que a consultoria de limpeza profissional vale a pena. Um estudo feito para seu supermercado pode revelar que os seus custos ficarão ainda menores depois de implantado o planejamento. Afinal, de imediato, os produtos profissionais oferecem muito mais rentabilidade, por serem mais concentrados.

E sendo produtos de alta eficiência na remoção de sujeiras, efeito prolongado e secagem rápida, o resultado é ainda melhor. Fazendo essa escolha e adotando processos otimizados de limpeza, a higienização demanda menos tempo e dura mais. Isso também significa menor interferência na rotina do seu supermercado, deixando os consumidores mais livres e confortáveis para as compras. Não é isso que você quer?

Como você vê, uma boa higiene pode elevar a produtividade, reduzir custos e criar um ambiente mais agradável e seguro para clientes e funcionários no seu supermercado. Com tantos benefícios, a consultoria de limpeza não pode ser tratada como custo adicional, mas sim um investimento!

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de supermercados, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor