fbpx

O que é Gestão de Facilities?

  • 18 de Abril de 2018
  • Blog
  • por MPires

Toda empresa precisa reduzir custos operacionais. Mas estabelecimentos como supermercados e padarias precisam ser ainda mais econômicos, pois esse é um setor extremamente competitivo. Felizmente, existe uma forma de otimizar seu gerenciamento de recursos e aumentar suas margens de lucro: a Gestão de Facilities.

Esse é um campo de trabalho que está se tornando tendência no Brasil e no mundo. Também conhecida como Facilities Management, essa gestão multidisciplinar centraliza todos os serviços de apoio da sua organização, desde limpeza até estocagem. Sua visão do todo permite integrar melhor pessoas e processos, aumentando a eficiência e a efetividade da sua organização.

Você pode estar pensando “mas o que faz exatamente a Gestão de Facilities? Como ela pode ajudar minha empresa?” Não se preocupe, até o final do texto essas e outras questões serão esclarecidas!

 

 

Conceito e Funções da Gestão de Facilities

 

Como dito anteriormente, a Gestão de Facilities centraliza os serviços de apoio da empresa. Ela faz isso colocando-os sob o comando de um único Gestor, que possui conhecimentos em diversas áreas. Isso facilita a integração entre todas as atividades e leva a um ambiente organizado e bem administrado.

Resultado: a Gestão de Facilities previne contratempos e soluciona problemas de forma incisiva, ajudando a empresa a alcançar os resultados. Além disso, auxilia na redução de desperdícios, como na estocagem, por exemplo. Ao integrar serviços de apoio, entre os quais a limpeza, a Gestão de Facilities assegura a melhor conservação dos produtos. Desse modo, ela reduz as perdas e aumenta os lucros.

Entre as muitas funções que a Gestão de Facilities coordena, as mais comuns são:

 

●    Segurança

A segurança é um dos fatores mais importantes para qualquer organização. Primeiro, porque protege os bens patrimoniais, diminuindo prejuízos relacionados ao furto de produtos. Segundo, claro, porque garante a tranquilidade dos funcionários e dos clientes. E se o cliente não se sentir seguro na sua empresa, ele vai evitá-la a qualquer custo. Pode ainda compartilhar esse sentimento de insegurança com as pessoas mais próximas. Aí, você já imagina onde isso pode parar.

O Gestor de Facilities tem a expertise para definir medidas de segurança prevenindo desde pequenos acidentes a grandes tragédias. Ele fica responsável desde o controle de acesso até o funcionamento de interfones, alarmes, câmeras e demais equipamentos em seu estabelecimento.

 

●    Manutenção

Uma boa manutenção também é essencial para reduzir gastos, pois evita prejuízos relacionados ao uso indevido de materiais e equipamentos. Além disso, previne contratempos, como algumas falhas técnicas que podem interromper um dia inteiro de serviço, diminuindo drasticamente a produtividade! Por exemplo: imagine que você produza alimentos no seu estabelecimento e um dos seus fornos para de funcionar. O quanto você deixaria de vender?

A Gestão de Facilities zela pela manutenção da organização de forma corretiva e preventiva. Isso significa menos reparos, pois é averiguado constantemente o funcionamento de toda infraestrutura, desde fiação e equipamentos eletrônicos até encanamento. Além disso, as correções serão feitas de forma assertiva, pois o Gestor é capacitado para eficientemente resolver imprevistos.

 

●    Limpeza

Essa é outra área essencial que muitas vezes acaba passando despercebida. Uma organização precisa de uma limpeza profissional que vai além do mero aspecto visual. Aliás, nós já acendemos esse sinal de alerta apresentando casos de empresas que tiveram problemas por causa disso.

Realizar uma higienização profunda, além de evitar a transmissão de doenças, traz diversos benefícios como:

 

  1. Oferece um ambiente mais seguro e agradável para clientes e funcionários.
  2. Reduz prejuízos, ao evitar que seus produtos sejam danificados e contaminados por ratos, baratas e até microorganismos.
  3. Evita problemas com a vigilância sanitária, que em casos mais graves pode até fechar as portas da sua empresa

Todo problema de higienização pode danificar profundamente a reputação de sua empresa! Empresas especializadas como a MPires entendem isso. E o Gestor de Facilities pode contar com essa ajuda para garantir uma limpeza de qualidade. Assim, ele assegura a melhor higienização possível para a empresa, com produtos profissionais, equipamentos especializados e rotinas inteligentes. O Gestor ajuda ainda na hora de decidir se a terceirização da limpeza vale a pena para o seu negócio.

 

E quem é o Gestor de Facilities?

 

O seu Gestor deve ser um profissional com a habilidade de estabelecer as pontes entre os setores da sua empresa. Para isso, ele precisa ter conhecimentos diversas, devido à variedade dos serviços que vai supervisionar. Um funcionário que trabalha há muito tempo em sua empresa e já exerceu múltiplas funções pode se tornar um bom Gestor. Mas além disso, ele precisa dialogar bem com fornecedores, clientes e funcionários, inclusive em outras línguas, se necessário. Deve ainda saber solucionar problemas e negociar contratos, sempre buscando o melhor custo x benefício para a organização.

Você também pode buscar um gestor especializado. Mas, mesmo existindo cursos e especializações específicas em Gestão de Facilities, a maioria dos profissionais dessa área possui outras formações. A tendência deve mudar, naturalmente, com o crescimento dessa área nas empresas e a entrada de mais gestores especializados no mercado.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene de condomínios, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor