fbpx

Como diluir corretamente o desinfetante concentrado

  • 25 de Abril de 2018
  • Blog
  • por MPires

É sempre um grande alívio ter que usar um banheiro e ver que ele está com cara de limpo. Mas você sabia que um banheiro com “cara de limpo” pode estar coberto de bactérias? O aspecto de limpeza não significa que o ambiente está higienizado! Mesmo com a boa aparência, é possível a transmissão de doenças e infecções aos usuários.

Então, como manter realmente limpos os ambientes que costumam receber muitas pessoas? Para isso, é preciso utilizar um desinfetante concentrado profissional – ainda mais no caso de banheiros! O problema é que muitas vezes ocorre o uso incorreto desse desinfetante. Mais especificamente, o erro está na diluição inadequada do desinfetante concentrado.

Nesse texto, a MPires ensina os perigos da diluição incorreta, e como diluir o desinfetante corretamente. Vamos lá?

 

 

Concentração baixa

 

O erro mais comum é realizar a higienização com uma solução muito diluída, ou seja, com baixa concentração de desinfetante. O resultado é um banheiro com aspecto de limpeza, mas coberto de bactérias. Isso é ainda mais preocupante se o produto utilizado não for profissional, pois sua desinfecção será ainda mais fraca.

Além disso, a limpeza com um desinfetante de baixa concentração possui um outro revés igualmente preocupante. Isso incentiva as bactérias sobreviventes a desenvolverem resistência ao agente desinfetante e outros antibióticos, como mostra a New Scientist. O resultado são superbactérias dificílimas de se livrar e que perigosamente podem causar doenças e sepses.

 

 

Concentração alta

 

O caminho inverso também não leva a boas consequências. A utilização de soluções altamente concentradas não traz nenhum efeito positivo, pelo contrário. O resultado é puro desperdício! Afinal, a diluição ideal do produto mantém o mesmo poder de desinfecção que a utilização de uma solução altamente concentrada.

Além disso, similar ao caso anterior, o uso de concentrações elevadas também incentiva as bactérias a desenvolverem resistências. E você ainda sai com prejuízo no bolso, pois acaba gastando mais do produto!

 

 

Como diluir corretamente o desinfetante concentrado

 

Desinfetante J-Flex Taski Exact DS Floral  – o sistema J-flex

fornece diluição ideal de forma simples e segura

Existem duas maneiras de diluir corretamente. A primeira e mais fácil é comprando um desinfetante concentrado acompanhado do sistema J-Flex. Ele é um dosador que realiza automaticamente a diluição ideal para a solução. Além disso ele é seguro, pois evita o contato direto do operador com o produto. Olha como é simples utilizar o J-Flex:

  1. Ative a válvula de segurança do J-Flex
  2. Conecte o sistema J-Flex em uma torneira comum e abra o registro
  3. Escolha a função desejada – grande vazão, pequena vazão ou apenas água
  4. Pressione o gatilho e pronto: a solução já está na concentração ideal!

Para o desinfetante concentrado sem o sistema J-Flex, é necessário prestar atenção no rótulo do produto e utilizar um copo medidor. O rótulo é importante pois cada produto exige uma proporção de água diferente. Na maioria dos casos, a proporção está descrita na forma de “X partes do produto para Y partes de água”. Parece complicado, mas é bem fácil também, olha só:

  1. Cheque a proporção no rótulo (usaremos a proporção 1 parte do desinfetante concentrado para 100 partes de água nesse exemplo)
  2. Com um copo medidor, adicione a água (3000mL nesse caso) em um balde limpo
  3. Com um copo medidor, adicione o desinfetante concentrado (30mL)
  4. Misture a solução, sempre evitando o contato direto.

Como dito anteriormente, a solução na diluição correta realiza uma desinfecção muito mais profunda. Agora que você já sabe como diluir corretamente, que tal utilizar um desinfetante profissional na sua limpeza?

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene profissional, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor