fbpx

Porque o papel-toalha é mais seguro do que o secador de mãos

  • 9 de Maio de 2018
  • Blog
  • por MPires

Secadores de mãos são comuns em banheiros de estabelecimentos como shoppings, supermercados, restaurantes, faculdades e pontos de parada em estradas. Contudo, diversos estudos comprovam que eles propagam bactérias e vírus, podendo contaminar os usuários. Nesse texto, você entenderá como isso acontece e porque usar papel-toalha é mais seguro e higiênico que secadores de mãos. Vamos lá?

 

Os problemas dos secadores de mãos

Secador de mãos

“Secador de mãos de ar quente. Além de menos higiênico, é mais danoso ao meio-ambiente do que o papel-toalha.”

 

Recentemente, muitos veículos de notícias abordaram os problemas higiênicos dos secadores. A razão é simples: quando acionado, o secador suga as bactérias das fezes presentes no ambiente, projetando-as nas mãos que acabaram de ser limpas. O resultado é que as mãos podem sair mais sujas do que quando entraram no aparelho. Ou seja: isso é pior do que se a pessoa não as tivesse lavado.

Se o estabelecimento for um supermercado, essa situação pode ser particularmente perigosa. Sem saber, os funcionários podem contaminar alimentos, como carnes e laticínios, mesmo após lavar as mãos adequadamente. O risco é igualmente preocupante para clientes que manusearem os produtos e que podem, consequentemente, ser contaminados pelos coliformes fecais. Alguns estudos ainda acrescentam a propagação do vírus H1N1, o que pode resultar em um surto epidêmico em seu estabelecimento.

Os secadores manuais, ativados por botão de pressão, possuem ainda outro problema sanitário: o próprio botão. Compartilhado por todos os frequentadores do banheiro, esse ponto de contato pode acumular micro-organismos com alto potencial de contaminação.  Nesse aspecto, os secadores automáticos com sensores de ativação, embora mais caros, são mais recomendáveis. Mas isso não faz deles uma opção melhor do que o papel toalha, nem mesmo do ponto de ecológico!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o secador de mãos também pode causar mais impactos ao meio ambiente. Um estudo realizado pelo MIT comprova que os secadores de ar quente, os mais convencionais, são mais danosos que o papel-toalha reciclado nas seguintes categorias:

  1. Potencial para aquecimento global

  2. Saúde humana

  3. Acúmulo de demanda energética

  4. Consumo de água

 

Os benefícios do papel-toalha

 

O preço é sempre um fator de peso, especialmente em época de crise financeira. Pensando nisso, o papel-toalha requer um investimento inicial consideravelmente menor do que o secador de mãos. Um kit dispenser + pacote com 200 folhas de papel-toalha custa menos de R$50. Já um secador simples de ar quente custa em média R$400. Além disso, o uso de secador de mãos exige um gasto mensal com energia elétrica. Conforme o fluxo de usuários, o custo pode ser substancial, especialmente considerando as altas tarifas de energia do Brasil.

E em questão de higiene, o papel-toalha também é de longe a melhor opção. Além de não contaminar as mãos na hora de secar, o papel pode até mesmo reduzir a presença de bactérias. Não acredita? Estudo da Universidade de Westminster comparou os níveis de higiene com a utilização do secador de ar quente, do secador a jato e do papel-toalha. Resultado: o total de bactérias aumentou aproximadamente 194% com o secador de ar quente e 42% com o secador a jato. Já com o papel-toalha, a incidência caiu 76%! São dados ainda mais alarmantes, quando consideramos que é principalmente através das mãos que espalhamos impurezas e somos contaminados.

 

Conclusão

 

Em suma, o secador de mãos é inferior em quase todos os quesitos. Mesmo que o custo financeiro pós-instalação seja menos oneroso, é preciso considerar o preço para a saúde dos usuários. O papel-toalha é menos danoso ao meio-ambiente, demanda um investimento inicial menor e é muito, muito mais higiênico. Vale conferir o artigo da MPires que mostra como um simples dispenser pode mudar o rumo de uma empresa. Caso um cliente seja contaminado em seu estabelecimento, é possível que, além de perder o freguês, você perca todo o seu negócio! Não esqueça que as agências reguladoras levam a higienização muito a sério, porque isso de fato é! Cuidar da higiene significa cuidar da saúde dos seus clientes e dos seus funcionários.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene profissional, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 

 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor