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Qual a relação entre: Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Limpeza Profissiona?

  • 3 de Abril de 2018
  • Blog
  • por MPires

Todos nós sabemos como o trabalho ocupa grande parte dos nossos dias. Passamos o maior tempo da nossa vida trabalhando, em média, 40 horas por semana. Mas com tanta dedicação (e preocupações que nos acompanham até mesmo fora do expediente), precisamos ter cuidado com a saúde. E isso deve começar no próprio ambiente de trabalho!

Esse é o foco da Saúde Ocupacional e da Segurança do Trabalho. Elas surgiram para conciliar o bem-estar dos trabalhadores com a produtividade das empresas, evitando doenças laborais e ausências por afastamentos.

Essas duas áreas já são bem conhecidas e valorizadas no mundo empresarial, contando com profissionais especializados nesses serviços. Mas existe outro campo de conhecimento e atuação igualmente importante para a saúde, que ainda é frequentemente ignorado. A Limpeza Profissional também previne uma série de doenças e possibilita um ambiente de trabalho muito mais agradável.

Quer entender como isso pode beneficiar a saúde da sua equipe e a produtividade e a imagem do seu negócio?  Vem com a gente!

 

 

O que é Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho

 

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um artigo muito elucidativo sobre saúde no trabalho. A OMS defende que a saúde dos trabalhadores é importante para todos, afinal um funcionário sadio é muito mais produtivo. Contudo, a saúde no trabalho nem sempre foi uma prioridade .

Durante a primeira Revolução Industrial, as condições de trabalho eram muito duras. Os salários eram tão baixos que eles serviam apenas para a subsistência das famílias. A carga horária chegava até 16 horas por dia! Os funcionários das fábricas ficavam doentes constantemente e acabavam afastados dos seus postos, prejudicando também o desempenho da empresa. A situação ficou tão crítica que começou a ser exigida uma intervenção médica nas fábricas, para garantir a proteção à saúde dos trabalhadores. Então, essa saúde especializada no ambiente de trabalho foi denominada Medicina do Trabalho e seu papel é fundamental para as empresas. Um dos seus feitos foi reduzir a incidência das Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT), a antiga denominação das Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

 

A Medicina do Trabalho moderna

A Medicina do Trabalho começou, então, a acompanhar a industrialização nos países, culminando na criação da Organização Internacional do Trabalho. 20 anos depois, o mundo foi abalado com a Segunda Guerra Mundial, que deixou a maioria dos países envolvidos destruídos. Para ajudar a recompor as economias arrasadas pelo conflito, houve um grande incentivo para as indústrias produziram ainda mais. Isso aumentou o stress e o número de doenças e acidentes no ambiente de trabalho.

Foi nesse contexto que os países conceberam, em 1948, a Organização Mundial da Saúde. Logo após, a OMS reuniu esforços com a OIT, e em 1950 elas estabeleceram a Saúde Ocupacional. Seu objetivo é “adaptar o trabalho ao homem e cada homem à sua atividade.” Além dos médicos, a Saúde Ocupacional conta com outros profissionais, como enfermeiros e psicólogos, para prestar auxílio aos trabalhadores.

 

 

Como a Limpeza Profissional entra nessa história

 

Do mesmo modo, os cuidados dos profissionais de saúde com a higienização é importante para a saúde e produtividade dos empregados. Porém uma limpeza incorreta não afeta somente os seus funcionários – afeta os seus clientes, também!

Uma higienização mal feita pode manchar definitivamente a reputação de sua empresa, afastando consumidores e possíveis consumidores. Caso um cliente contraia uma infecção em sua empresa, a ANVISA pode ainda fechar definitivamente as portas do seu estabelecimento!

Um especial que fizemos demonstrou um pouco sobre como estes casos podem afetar os mais diversos lugares:

 

Evite problemas usando limpeza profissional na Saúde Ocupacional

Então, para evitar problemas como esse, é que existe a Limpeza Profissional. Ela consiste na utilização de rotinas inteligentes de higienização, equipamentos apropriados e produtos profissionais. Quando sua empresa conta com esse tripé, os benefícios para o seu ambiente de trabalho são muitos:

  1. Previne a transmissão de doenças infecto-contagiosas
  2. Torna a convivência diária no local mais agradável
  3. Melhora a imagem da empresa, tanto para o público interno quanto para o público externo.

Mas como definir as melhores rotinas de higienização? Quais são os equipamentos apropriados ao dia-a-dia e às características da sua empresa? Quais são os produtos que garantirão o nível de limpeza necessário da maneira mais eficiente e econômica? E como utilizar corretamente esses produtos e criar uma cultura de limpeza profissional entre os seus colaboradores?

Como você já percebeu, a limpeza profissional, tanto quanto a saúde ocupacional e a segurança do trabalho, exige profissionais especializados. Tendo esse apoio, ela pode ser realizada por uma empresa terceirizada, ou pela sua própria equipe de higiene e limpeza.

Enfim, se você quiser saber mais sobre esse assunto, dá uma olhada nos 5 ensinamentos pra limpar até as suas ideias.

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene profissional, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

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