Todos nós sabemos como o trabalho ocupa grande parte dos nossos dias. Passamos o maior tempo da nossa vida trabalhando, em média, 40 horas por semana. Mas com tanta dedicação (e preocupações que nos acompanham até mesmo fora do expediente), precisamos ter cuidado com a saúde. E isso deve começar no próprio ambiente de trabalho!
Esse é o foco da Saúde Ocupacional e da Segurança do Trabalho. Elas surgiram para conciliar o bem-estar dos trabalhadores com a produtividade das empresas, evitando doenças laborais e ausências por afastamentos.
Essas duas áreas já são bem conhecidas e valorizadas no mundo empresarial, contando com profissionais especializados nesses serviços. Mas existe outro campo de conhecimento e atuação igualmente importante para a saúde, que ainda é frequentemente ignorado. A Limpeza Profissional também previne uma série de doenças e possibilita um ambiente de trabalho muito mais agradável.
Quer entender como isso pode beneficiar a saúde da sua equipe e a produtividade e a imagem do seu negócio? Vem com a gente!
No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um artigo muito elucidativo sobre saúde no trabalho. A OMS defende que a saúde dos trabalhadores é importante para todos, afinal um funcionário sadio é muito mais produtivo. Contudo, a saúde no trabalho nem sempre foi uma prioridade .
Durante a primeira Revolução Industrial, as condições de trabalho eram muito duras. Os salários eram tão baixos que eles serviam apenas para a subsistência das famílias. A carga horária chegava até 16 horas por dia! Os funcionários das fábricas ficavam doentes constantemente e acabavam afastados dos seus postos, prejudicando também o desempenho da empresa. A situação ficou tão crítica que começou a ser exigida uma intervenção médica nas fábricas, para garantir a proteção à saúde dos trabalhadores. Então, essa saúde especializada no ambiente de trabalho foi denominada Medicina do Trabalho e seu papel é fundamental para as empresas. Um dos seus feitos foi reduzir a incidência das Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT), a antiga denominação das Lesões por Esforço Repetitivo (LER).
A Medicina do Trabalho começou, então, a acompanhar a industrialização nos países, culminando na criação da Organização Internacional do Trabalho. 20 anos depois, o mundo foi abalado com a Segunda Guerra Mundial, que deixou a maioria dos países envolvidos destruídos. Para ajudar a recompor as economias arrasadas pelo conflito, houve um grande incentivo para as indústrias produziram ainda mais. Isso aumentou o stress e o número de doenças e acidentes no ambiente de trabalho.
Foi nesse contexto que os países conceberam, em 1948, a Organização Mundial da Saúde. Logo após, a OMS reuniu esforços com a OIT, e em 1950 elas estabeleceram a Saúde Ocupacional. Seu objetivo é “adaptar o trabalho ao homem e cada homem à sua atividade.” Além dos médicos, a Saúde Ocupacional conta com outros profissionais, como enfermeiros e psicólogos, para prestar auxílio aos trabalhadores.
Do mesmo modo, os cuidados dos profissionais de saúde com a higienização é importante para a saúde e produtividade dos empregados. Porém uma limpeza incorreta não afeta somente os seus funcionários – afeta os seus clientes, também!
Uma higienização mal feita pode manchar definitivamente a reputação de sua empresa, afastando consumidores e possíveis consumidores. Caso um cliente contraia uma infecção em sua empresa, a ANVISA pode ainda fechar definitivamente as portas do seu estabelecimento!
Um especial que fizemos demonstrou um pouco sobre como estes casos podem afetar os mais diversos lugares:
Então, para evitar problemas como esse, é que existe a Limpeza Profissional. Ela consiste na utilização de rotinas inteligentes de higienização, equipamentos apropriados e produtos profissionais. Quando sua empresa conta com esse tripé, os benefícios para o seu ambiente de trabalho são muitos:
Mas como definir as melhores rotinas de higienização? Quais são os equipamentos apropriados ao dia-a-dia e às características da sua empresa? Quais são os produtos que garantirão o nível de limpeza necessário da maneira mais eficiente e econômica? E como utilizar corretamente esses produtos e criar uma cultura de limpeza profissional entre os seus colaboradores?
Como você já percebeu, a limpeza profissional, tanto quanto a saúde ocupacional e a segurança do trabalho, exige profissionais especializados. Tendo esse apoio, ela pode ser realizada por uma empresa terceirizada, ou pela sua própria equipe de higiene e limpeza.
Enfim, se você quiser saber mais sobre esse assunto, dá uma olhada nos 5 ensinamentos pra limpar até as suas ideias.
A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene profissional, é só falar com um dos nossos consultores.
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