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Vale a pena fazer a terceirização de limpeza da sua empresa?

  • 15 de Março de 2018
  • Blog
  • por MPires

Como responder à questão que está na sua cabeça (e de todos os gestores): vale a pena terceirizar a limpeza? 

O serviço de limpeza não é a atividade fim da maioria das empresas, mas não deixa de ser extremamente importante para todas elas. Afinal, ninguém quer trabalhar, frequentar e muito menos comprar em ambientes sujos e mal cuidados. Isso sem contar o risco de alergias por ácaros e de contaminações por bactérias e outros microrganismos, o que pode acontecer na ausência da higienização correta e constante.  

Por isso, orientamos sempre as empresas a se prevenir, incorporando o conceito de limpeza profissional ao seu negócio, como explicamos aqui neste texto.

A questão é que, para aplicar essa orientação, não basta selecionar uma empresa de produtos de limpeza profissional, nem mesmo contratar um parceiro de limpeza comercial para a terceirização das demandas de higiene e limpeza da sua organização. Sozinhas, essas duas medidas não bastam.

Na verdade, entender quais medidas são necessárias é uma pergunta que as próprias empresas devem responder. Mas aqui nós vamos dar alguns esclarecimentos que ajudarão você a encontrar sua resposta.

Terceirizar a limpeza

 

O que é a limpeza comercial?

 

A limpeza comercial, como é oferecida no mercado hoje, é basicamente a terceirização dos serviços de limpeza de sua empresa. Os prestadores que atuam nessa área, como as conservadoras por exemplo, geralmente oferecem uma equipe de profissionais que ficam à disposição das empresas para cuidar das suas instalações, assumindo as mais diversas funções relacionadas à higienização e limpeza. Desde os produtos e equipamentos até os uniformes, tudo é oferecido pela empresa contratada.

A vantagem mais evidente para quem contrata é não ter que se preocupar mais com essas atividades. Pelo menos em teoria.

Na prática, a preocupação passa a ser com a fiscalização da qualidade dos serviços prestados, o que tende a ser mais relevante conforme a circulação de pessoas pelo estabelecimento, o tipo de produto oferecido e o rigor necessário dos processos de limpeza para preservação da imagem da empresa contratante, bem como da segurança e eficiência das suas operações. Porém é necessário o entendimento da situação da sua empresa antes de respondermos se vale a pena terceirizar a limpeza.

 

Empresas diferentes, preocupações distintas.

 

Concessionárias de veículos, supermercados e academias de ginástica, por exemplo, têm características bem distintas, o que interfere diretamente na sua opção pela limpeza comercial.

  • Para uma concessionária, a higienização pode ter maior relação com a reputação da marca e a experiência oferecida aos clientes.
  • Já para um supermercado, o desafio é assegurar a qualidade dos produtos e uma boa condição de circulação, reduzindo custos e desperdícios ao máximo.
  • A academia, por sua vez, deve se preocupar com a receptividade do público, sabendo que a sua atuação tem relação direta com a saúde e o bem-estar.

Como se vê, a escolha pela limpeza comercial ou pela manutenção de uma equipe de limpeza própria não é somente uma decisão econômica. Entender se vale a pena terceirizar a limpeza pode ser também uma opção estratégica da empresa.

Esta decisão ajuda à manter um maior controle sobre os processos de limpeza , afetando diretamente a sua atuação e a sua imagem.

Na ponta do lápis, claro, a terceirização da limpeza pode ser uma solução mais econômica do que manter funcionários, trazendo também uma flexibilidade maior para a sua empresa. O que falta então para que essa seja a melhor opção, mesmo que se precise manter um altíssimo controle de qualidade sobre os processos de higiene? É aí que entra a Limpeza Profissional.

 

O que você precisa para uma limpeza profissional?

 

As três bases da limpeza profissional são: produtos profissionais, equipamentos apropriados e o estabelecimento de rotinas de limpeza. Esse tripé deve estar sempre presente na sua empresa, seja com o apoio de uma equipe própria ou de uma empresa de limpeza comercial terceirizada. Nenhum dos fatores pode faltar, sob pena de ter falhas e desperdícios na execução dos processos de limpeza.

No que diz respeito às rotinas, o ideal é que a sua empresa assuma ou pelo menos participe do planejamento dos POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) e ITs (Instruções de Trabalho) que vão definir responsabilidades, fluxo de tarefas e atribuição de responsabilidades para que a limpeza aconteça da forma correta, com o mínimo de interferência sobre as suas atividades e com a garantia da maior eficácia. Isso resolvido, é hora de pensar em quem ficará responsável pelo trabalho, o que merece também a sua atenção.

 

Cuidados para entender se vale a pena terceirizar a limpeza

 

Assim como qualquer contratação, a terceirização do serviço de limpeza exige cuidado, já que os profissionais que vão atender a sua empresa são todos oferecidos pela sua contratada.

Mesmo que não exista vínculo trabalhista com esse colaborador, é preciso que ele se sinta responsável pela manutenção das boas condições do seu espaço de trabalho. Seus empregados e principalmente os seus clientes estarão presentes nesse ambiente.

Se a sua equipe não tem tanto poder de escolha quanto a isso, com os clientes é justamente o contrário: eles certamente observam as condições em que são recebidos, especialmente em padarias, supermercados, mercearias e outros estabelecimentos onde desenvolvem os seus hábitos de consumo.

Por isso, se as condições de limpeza e higiene não estiverem regularmente satisfatórias, a sua clientela inevitavelmente se reduzirá. E, junto com ela, as suas vendas. Vamos ver o que devemos procurar para responder à pergunta de se vale a pena terceirizar a limpeza;

 

Fique de olho na rotatividade de funcionários

Voltando então à terceirização do serviço de limpeza, é fundamental avaliar a rotatividade dos profissionais que passam pelas empresas (contratantes e contratadas).

Mesmo que esse turnover tenha um “efeito colateral positivo” para a sua gestão, ao reduzir o risco jurídico de se caracterizar a terceirização como relação empregatícia, resta ainda a dificuldade de criar um vínculo emocional desses profissionais de limpeza com a sua empresa, para que eles internalizem o senso de responsabilidade necessário à função.

É preciso também ter garantias de que a troca de profissionais não implicará na queda de qualidade dos serviços prestados. 

No caso das empresas que estão constantemente sujeitas à avaliação rigorosa dos clientes e da fiscalização de órgãos como a vigilância sanitária, apenas um deslize pode acarretar em multas e outros problemas ainda mais sérios.

Sempre leve isso em consideração, ao buscar entender se vale a pena terceirizar a limpeza.

Tanto para essa conscientização da importância do serviço de limpeza, quanto para a sua melhor realização, a saída é uma só: treinamento especializado e constante dos profissionais responsáveis. Se a sua empresa investe nisso, ou se a sua terceirizada tem essa preocupação, parabéns: você está no caminho certo para uma limpeza profissional.

 

Equipamentos e produtos para uma limpeza profissional

 

Os outros dois pilares da limpeza profissional também precisam ser cuidadosamente avaliados, antes de você decidir se vale a pena terceirizar o serviço de limpeza.

Na opção pela limpeza comercial, a escolha dos produtos e equipamentos utilizados pode fugir ao seu controle, uma vez que não cabe mais à sua empresa investir nessa compra. Mas será que as escolhas feitas pelo seu terceirizado estão considerando somente o custo que ele terá, ou também estão buscando os melhores resultados para a sua empresa?

Na limpeza profissional, o objetivo é equilibrar as duas coisas. Nada não impede que você terceirize a limpeza da sua empresa, desde que você tenha garantias de que ela será realizada com os materiais mais efetivos para cada situação e ambiente de trabalho. Alguns campos de atuação, inclusive, exigem a utilização de produtos e processos específicos, como é o caso da higienização hospitalar, em que se busca não somente a limpeza, mas a desinfecção.

O mesmo vale para padarias, supermercados, restaurantes e lanchonetes, onde alimentos são manuseados e oferecidos ao público para consumo. Para limpeza de áreas críticas e semicríticas, é fundamental o uso da tríade.

Com produtos corretos, equipamentos adequados em rotinas de higiene muito bem definidas. Tudo isso só reforça a importância do tripé da limpeza profissional.

 

Limpeza comercial ou com equipe própria, desde que seja profissional

 

Como você deve ter percebido, a pergunta mais importante não é se vale a pena terceirizar a limpeza da empresa. A pergunta que deve ser feita é outra: 

Como ter uma limpeza profissional?

Por um lado, com consultoria especializada e treinamento, sua própria equipe pode realizar a limpeza melhor do que uma terceirizada. Com a vantagem dos funcionários já estarem vinculados formalmente e emocionalmente ao seu negócio.

Nesse caso, a higienização dos ambientes será tratada como um processo particular da sua empresa. Sua equipe será responsável também pela compra de produtos e equipamentos.

Por outro lado, avaliando todos os aspectos, você pode concluir que a limpeza comercial é mais prática e econômica. E também capaz de garantir o padrão técnico de higiene corporativa que a sua empresa deseja e necessita.

O importante é que, ao fazer essa escolha, você esteja certo de que os serviços prestados são orientados pelos princípios da limpeza profissional:

  • Produtos Profissionais
  • Equipamentos Correta
  • Treinamento

 

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A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene profissional, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

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