Hábitos e rotinas já não são os mesmos pós-COVID. Desde os primeiros casos da doença no Brasil, em fevereiro deste ano, novos rituais foram incorporados no dia a dia dos brasileiros.
A desinfecção frequente das mãos, limpeza dos produtos depois das compras, uso de máscaras de proteção, isolamento e distanciamento social foram algumas das medidas indicadas e recomendadas por organizações de saúde para combater o espalhamento do vírus.
Mesmo após o fim das recomendações de isolamento, e a volta da vida normal, alguns hábitos que conhecemos podem não voltar a ser como eram antes.
Empresas, comércios, funcionários e cliente deverão se adaptar ao novo normal após o fim da pandemia, pois ainda enfrentarão os impactos da COVID-19.
A crise na saúde ocasionada pelo novo Coronavírus refletiu em mudanças em diversos setores, entre eles, política, economia, comportamento e consumo, o que desencadeou uma série de buscas por soluções criativas e funcionais neste momento.
A tecnologia, por exemplo, tornou-se uma aliada essencial para driblar a crise: videoconferência para reuniões, compras online, apps de delivery e ensino à distância são algumas das alternativas encontradas para minimizar a perda do contato próximo com colaboradores e consumidores, mas ainda sim gerar renda e lucro para as organizações.
Já nas empresas que retornarem às atividades presenciais, permanece fundamental o cuidado com a saúde e segurança das pessoas, sejam elas funcionários ou clientes.
É essencial manter e incentivar todas as recomendações de higiene, dentro e fora do ambiente corporativo.
A limpeza profissional, nesse caso, atua além da promoção do bem-estar e produtividade ocasionados pela higienização dos espaços, mas sim como um aliado importantíssimo para conter novos picos da doença e zelar pela segurança de todos.
A rotina de limpeza é uma das etapas mais importantes a ser considerada nas empresas pós-COVID. Um ambiente limpo e desinfectado frente aos consumidores e funcionários também será sinônimo de um lugar seguro e livre de doenças infecciosas, como a COVID-19.
Para garantir a eficácia do processo de limpeza, é necessário ter atenção redobrada em algumas etapas, como a frequência da higienização, a equipe de profissionais e, claro, os produtos e equipamentos escolhidos.
Cada ambiente dentro da corporação necessitará de uma rotina diferente, isso acontece porque cada área tem um fluxo específico de pessoas e também uma finalidade específica.
As cozinhas, por exemplo, são ambientes que lidam diretamente com o manuseio e preparo de alimentos, que, em contato com microorganismos maléficos, podem causar sérias doenças infecciosas.
Já os banheiros, se não forem desinfetados corretamente, podem acumular bactérias, vírus e fungos, além de contribuir para o mau cheiro no ambiente corporativo, o que pode causar incômodo e desconforto nos transeuntes.
Fique atento a algumas dicas que podem ser seguidas para uma rotina de limpeza mais eficaz e qualitativa:
Logo no início da pandemia, com a alta procura de produtos desinfetantes para combater o novo Coronavírus, como o álcool em gel, comerciantes e fabricantes passaram um bom tempo sem os produtos e insumos nas prateleiras.
Para contornar a situação foi comum as tentativas de reprodução caseira de desinfetantes, que, em geral, não tinham comprovações científicas de segurança e eficácia.
Por isso, no ambiente corporativo, sempre se certifique de os produtos e equipamentos usados pela sua equipe sejam aprovados e regularizados pela ANVISA, órgão responsável por regulamentar e fiscalizar diversos setores no Brasil.
As implicações do uso de produtos sem o selo da ANVISA, fora da validade ou armazenados incorretamentes são severas. Tais ações podem acarretar em multas para a empresa ou, em casos mais graves, na perda do alvará de funcionamento do local.
Além disso, no caso dos produtos de limpeza, o uso incorreto dos químicos pode refletir diretamente na saúde e segurança dos colaboradores. Os efeitos podem ser sentidos em dores de cabeças, náuseas, queimaduras e até complicações respiratórias.
Um dos grandes erros das corporações é tentar evitar custos em processos que são fundamentais para o bom funcionamento da organização, como a limpeza profissional.
Na maioria das vezes, um produto de baixa qualidade com um preço menor exigirá maior gasto do produto e mais esforço da equipe de limpeza para remover todas as sujidades do ambiente.
Por isso, investir em produtos de qualidade, mesmo que eles custem um pouco mais, acarretará, a longo prazo, em economia para a empresa, já que serão gastos menos recursos, como água, menos energia dos profissionais de limpeza e menos insumos.
Cada ambiente corporativo tem uma finalidade, por sua vez, também demandará cuidados específicos. Por isso, é importante que, na rotina de limpeza, estejam indicados quais produtos devem ser usados em cada função.
Apesar dos produtos de limpeza geral, existem algumas áreas e setores que exigem produtos específicos na higienização, como é o caso das cozinhas.
O manuseio e manipulação de alimentos exige produtos de limpeza próprios para essa função, como os produtos com potencial de limpeza, mas que não contaminem as bancadas e equipamentos do local.
Cuidar da limpeza do ambiente corporativo pode ser uma tarefa desafiadora e desgastante para quem não está familiarizado com todos os processos. Nesse caso, pode ser a hora de considerar delegar funções para empresas especializadas.
Contratar uma consultoria de limpeza profissional é ter a certeza de que o seu ambiente de trabalho receberá os melhores cuidados, produtos e profissionais, sempre alinhado ao orçamento disponibilizado pela empresa.
Dessa forma, a equipe de gestão pode dedicar tempo e energia para outras funções essenciais na empresa, mas tendo a certeza de a limpeza profissional da organização é executada da melhor forma.
Outra solução muito eficaz para garantir a segurança dos funcionários na empresa é a distribuição de um kit de limpeza corporativo, como a estação de limpeza EasyClean da Mpires.
Esse kit portátil de limpeza permite que funcionários e colaboradores realizem a desinfecção pessoal, dos seus pertences e da sua área de trabalho individual, sem que seja necessário o compartilhamento de insumos entre as pessoas.
A estação EasyClean é composta por produtos profissionais de alta qualidade e alto potencial de limpeza, de maneira a tornar acessível, prática e fácil a desinfecção pessoal, uma das principais formas de combater a COVID-19 e outras doenças infectocontagiosas.
Os produtos escolhidos para compor o kit foram pensados estrategicamente para tornar a limpeza mais prática e fácil, são eles:
A espuma higienizadora é ideal para remover sujidades aparentes da pele e promover a eliminação de microorganismos causadores de doenças nas mãos.
Com o auxílio dos panos descartáveis, o desinfetante de pronto uso pode ser utilizado para a limpeza de pertecentes pessoais, como chaves, aparelhos eletrônicos, teclados, mouses e bancadas.
Dessa forma, a utilização do kit completo ajuda a promover a segurança, bem estar e saúde de todos os funcionários e colaboradores na empresa.
Sempre que o assunto for higiene e cuidado com o ambiente da sua empresa, a MPires pode te ajudar.
Para solicitar o seu kit EasyClean ou ter mais informações, entre em contato pelo número (31) 98524-4016 ou direto no link.
Somos uma empresa de limpeza profissional, trabalhamos apenas com os melhores produtos do mercado e temos profissionais capacitados e prontificados a te auxiliar. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!
E não deixe acompanhar as nossas novidades nas redes sociais.