fbpx

Limpeza de loja: por que usar o desinfetante profissional J512?

  • 16 de Maio de 2018
  • Blog
  • por MPires

Vamos supor que você é dono de um supermercado, atendendo centenas de consumidores todos os dias. Você vende uma grande variedade de produtos e um dos mais procurados são as carnes, item da cesta básica brasileira. Certo dia, um dos seus funcionários informa que as carnes que seriam colocadas à venda no dia seguinte estavam estragadas. Questionando a razão, você fica sabendo que a mesa de corte não foi desinfeccionada adequadamente na véspera. Isso permitiu que as carnes fossem contaminadas por uma bactéria, tornando-as impróprias para o consumo. Na melhor hipótese, em pouquíssimo tempo você conseguiria recolher e jogar fora todo o lote afetado, tendo um amargo prejuízo. Mas no pior cenário, seus clientes levariam o produto estragado, a saúde deles seria afetada e o seu estabelecimento, denunciado. Bastaria um só cliente ser comprometido e a vigilância sanitária poderia até fechar a sua loja!

Esse exemplo parece forçado? Pois histórias como essa são reais e acontecem todos os dias! São pequenos descuidos com a desinfecção, muitas vezes na escolha do desinfetante, que resultam em severas consequências para a saúde dos clientes, funcionários e até do próprio negócio. Nesse texto, você vai saber a diferença do uso desinfetantes profissionais e porque o J-512 é recomendado para seu negócio.

 

 

Por que usar desinfetantes profissionais?

 

Para entender a importância de produtos profissionais, é necessário entender a diferença entre limpeza e desinfecção. A MPires já escreveu um artigo sobre isso, que você pode conferir depois. Em suma, a limpeza visa retirar a camada de sujeira da superfície e, consequentemente, acaba reduzindo o número de microrganismos. A desinfecção, por sua vez, tem como função primária a eliminação dos microrganismos, sejam fungos, bactérias ou vírus.

Essa distinção fica mais clara quando pensamos nos hospitais, que dividem suas áreas em não-críticas, semicríticas e críticas. As áreas não-críticas, como elevadores e almoxarifados, apresentam um risco mínimo de desenvolvimento de infecções e, portanto, possuem procedimentos mais voltados para a limpeza do que a desinfecção. Já as áreas críticas, como as UTIs e salas cirúrgicas, apresentam um risco maior de desenvolvimento de infecções e, portanto, necessitam de uma desinfecção de alto nível, que elimine todos os microrganismos vegetativos (aqueles que podem se reproduzir).

Mas e no caso dos supermercados, mercearias e padarias? Muitos desses estabelecimentos aproveitam os produtos que comercializam para fazer a sua própria higienização. Contudo, o que parece uma grande economia na verdade é um grande risco, pois são produtos de uso doméstico, não profissional. Quer ver?

Um estudo do INMETRO analisou 11 desinfetantes à venda em supermercados brasileiros, incluindo marcas como Minuano e Bombril. E o resultado foi, no mínimo, assustador: de imediato, duas marcas foram desclassificadas por não terem registro na ANVISA sendo, portanto, clandestinas. No teste de rotulagem, outras duas marcas (Minuano e Polar), foram reprovadas, pois podiam induzir ao uso incorreto do produto; o Minuano inclusive tinha um princípio ativo menor do que declarado, ou seja, era mais diluído do que dizia ser.

E o teste mais importante, que avalia o potencial bactericida do produto, foi justamente o que teve o pior resultado. Lysoform, Pinho Assim, Pinho Bril Plus (Bombril), Polar, Poupe Mais e San Pic foram reprovadas, pois não eliminaram bactérias. Como se não bastasse, a amostra de Poupe Mais estava infectada, ou seja, carregou ainda mais bactérias para o experimento!

Se isso é inaceitável para um domicílio, imagine o risco e os problemas para um supermercado com grande fluxo de consumidores! Não seriam poucas contaminações e as consequências não seriam as mais leves, ao contrário. Poderiam acontecer até mesmo fatalidades sob a responsabilidade do estabelecimento.

Nada disso ocorreria com a utilização de um desinfetante profissional que cumpre, de fato, o seu papel como bactericida. Além disso, sua rotulagem é detalhada, estipulando corretamente as diluições e modos de uso, o que evita erros de aplicação. Você teria a certeza de usar um produto adequado e a tranquilidade de preservar a saúde de clientes e colaboradores.

Mesmo assim, muitos estabelecimentos insistem em utilizar desinfetantes domésticos como esses reprovados pelo INMETRO pensando apenas no menor preço. É uma mentalidade de curtíssimo prazo, pois é uma redução mínima de custo, que pode acarretar em prejuízos incalculáveis. E essa suposta “desvantagem” dos desinfetantes profissionais é neutralizada, quando se percebe que eles são bem mais concentrados em ativos. Ou seja: na prática, são mais eficientes mesmo em diluições maiores, oferecendo uma economia efetiva e segura ao seu negócio.

 

E por que escolher o J-512?

 

j512 Diversey

J-512 com sistema dosador J-Flex. Além de uma desinfecção profunda, o J-Flex garante diluição ideal e dá segurança para o funcionário.

 

O J-512 é um desinfetante profissional, concentrado e muito utilizado pela indústria alimentícia, que preza bastante a higienização. Com alto poder de desinfecção, ele limpa pisos, superfícies e áreas de manipulação de alimentos de forma eficiente. Mas o quão eficiente ele é?

Vamos começar pela diluição. O J-512 recomenda uma diluição de 1 parte do produto para 512 de água. Isso significa que para 1L de solução, você usa apenas 2ml de desinfetante! E ao contrário daqueles outros desinfetantes, o J-512 realmente possui ação bactericida nessa diluição, garantindo um ambiente seguro para seus clientes e funcionários.

Você pode estar pensando, “mas e se meu funcionário não souber diluir de forma tão precisa?”. Não se preocupe, ele também está disponível na versão J-Flex. É um sistema dosador que realiza a diluição ideal automaticamente, evitando o contato direto entre o operador e o produto. De qualquer forma, a MPires, como representante exclusiva do produto, oferece orientações e treinamento à sua equipe, esclarecendo qualquer dúvida.

E o J-512 não necessita de enxágue após a sua aplicação — ele é evaporado naturalmente! Basta fazer uma limpeza simples com detergente para remoção de resíduos, aplicar o desinfetante e pronto!

Com certeza, a eficiência do J-512 garante um custo x benefício de invejar. Quer saber o quanto você pode economizar?

 

CONTE COM A MPIRES 

 

A MPires é especializada em limpeza profissional e pode te ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida em relação à higiene profissional, é só falar com um dos nossos consultores. 

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Facebook / Linkedin 

 


Excelência no mercado mineiro há mais de 70 anos.

Solicite a visita de um consultor